TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da escola Alano du Noday

Pesquisas Acadêmicas: Apresentação da escola Alano du Noday. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.604 Palavras (19 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 19

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

A pesquisa foi realizada em uma escola da rede oficial de ensino da cidade de Palmas Tocantins, sendo que oferece Educação Básica de 1º ao 9º ano Ensino Fundamental e o Curso Médio Básico e atende um total de 980 alunos matriculados. As dependências da Unidade de Ensino compreendem: 1 biblioteca, 1 cozinha, 1 depósito da merenda, 1 segundo depósito, 1 laboratório de informática, 13 salas de aula, 10 sanitários, 1 sala de recursos tecnológicos, 1 quadra de esportes, 1 sala de professores, 1 sala de coordenação pedagógica, 1 sala de coordenação financeiras e apoio pedagógico, 1 secretaria, 1 sala de coordenação do projeto UCA, 1 sala de orientação educacional e 1 sala da direção.

Alunos matriculados – 2011

Nível de Ensino Matutino Vespertino Noturno Total Geral

Fundamental (1º ao 5º ano) ____ 131 _____ ______

Fundamental (6º ao 9º ano) 41 238 _____ ______

Ensino Médio Regular 424 _____ 146 ______

Sub-total 465 369 146 980

Somente em 12 de Dezembro de 1997 tornou-se Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday em virtude de implantação do Ensino Médio. Seu nome é uma homenagem a Dom Frei Alain Du Noday, no Brasil adotou a forma Alano du Noday, foi um religioso dominicano, bispo católico, foi o segundo bispo de Porto Nacional. Sua ordenação presbiteral foi em 4 de agosto de 1928.

A primeira diretora do Colégio Dom Alano foi Ester Bernardes Campos que permaneceu no ano de 1992 nesse cargo e sua sucessora foi à senhora Martha Yolanda.

O projeto UCA – “Um computador por aluno” foi implantado no ano de 1997 e teve grande êxito em sua trajetória, pois trouxe para a realidade da escola grandes inovações e incentivo para a aprendizagem.

Diagnóstico

A clientela em sua maioria são filhos de servidores públicos municipais, estaduais e federais. Busca-se uma gestão democrática, com a participação de todos os segmentos envolvidos, de forma democrática, pautando-se no conhecimento científico e tecnológico.

A linha que determina o trabalho pedagógico é a sócio-interacionista, possibilitando o desenvolvimento de habilidades nas áreas técnicas, cientificas, culturais e na formação integral de indivíduos como seres capazes de conviver no meio social e respeitar o meio ambiente.

Os programas envolvidos são: Circito Campeão, GESTAR, Programa Nacional de Alimentação Escola, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto da Escola.

Parcerias com diversas instâncias, sendo algumas delas: Secretaria de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Instituto Tecnológico Federal de Palmas – IFTO, Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, Centro Luterano de Palmas – Ceulp/UlBRA, Universidade Católica, SENAC e outras.

O índice de evasão zero no período matutino e vespertino, entre outros aspectos relevantes.

Objetivos gerais

* Possibilitar a interação da comunidade escolar em torno de objetivos comuns nascidos das reais necessidades da escola;

* Constituir fontes múltiplas de aprendizagens para os educadores, promovidas por toda equipe pedagógica da escola, sendo: Gestor, Professores, Coordenação Pedagógica, Orientação educacional e comunidade escolar;

* Preparar os alunos para se tornarem cidadãos produtivos, construindo a autonomia intelectual e a formação ética contextualizando os conhecimentos adquiridos no ambiente da escola.

Processo avaliativo

Os registros dos resultados do processo avaliativo dos alunos em todas as disciplinas ao final de cada bimestre são expressos em notas obtidas a partir dos seguintes critérios: trabalhos, pesquisas e testes – valor: 4,0 pontos.

O conselho de classe é realizado de forma participativa com professores, representantes de pais e alunos e todos são responsáveis pelas decisões tomadas no cotidiano escolar.

Integração escola-sociedade

Atuação da gestão em parceria com a comunidade está voltada para os objetivos comuns pautada na transparência das ações, no gerenciamento das atividades da escola nos espaços criados promovendo momentos de reflexão aberta ao diálogo e principalmente estabelecendo a importância da participação de todos do processo escolar.

Missão

O Colégio tem como missão: “Assegurar um ensino humanizado de qualidade, promovendo um ambiente escolar favorável à busca permanente do conhecimento contribuindo na formação de cidadãos críticos, capazes de agir e interagir significativamente na sociedade”.

Visão de futuro

Seremos uma escola de referência e qualidade de ensino, primando pela qualidade e criatividade no ensino que ministramos e se empenhando em produzir um trabalho participativo, eficaz, inovador e responsável, que leve em conta o respeito aos alunos, pais e comunidade escolar. Partindo desse princípio estaremos contribuindo para uma sociedade onde se efetive a igualdade social.

Valores

O Colégio preconiza valores educacionais que privilegiem o respeito, a ética e a cidadania, bem como desenvolvimento de atitudes solidárias e humanizadas por parte de alunos e professores.

Inclusão

Os alunos inclusos são avaliados com atividades diversificadas de acordo com o grau de conhecimento, entendo que a aprendizagem e avaliação são processos ativos e individuais com o conhecimento das pessoas e a estimulação dos talentos, motivando o pensar e a busca do saber dentro de um contexto maior: a escola e a sociedade como espaço de mudança. Para que os alunos especiais sejam atendidos em sala de recursos, os mesmos são encaminhados para o Colégio Frederico, a fim de receberem essa educação diferenciada, já que nas dependências, já que nas dependências da U. E. não funciona esse serviço.

A escola democrática não apenas deve estar permanentemente aberta à realidade contextual de seus alunos, para melhor compreendê-los, para melhor exercer sua atividade docente, mas também disposta a aprender de suas relações com o contexto concreto. Daí, a necessidade de, professando-se democrática, ser realmente humilde para poder reconhecer-se aprendendo muitas vezes com quem sequer se escolarizou.

ENTREVISTA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com