TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Solar

Dissertações: Aquecimento Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

5, v.1Aproveitamento da casca do cupuaçuzeiro para a produção de energiaAs cooperativas de eletrificação rural no novo cenário do setor elétrico author indexsubject indexsearch form Home Pagealphabetic event listing

Services

Article in PDF format

How to cite this paper

An. 5. Enc. Energ. Meio Rural 2004

Aquecimento solar para fabricação de queijo. Resultados preliminares de teste de protótipo1

Juan José Verdesio BentancurtI; Bernardo Costa FerreiraII; Felipe Moreira LimaIII

IFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília Instituto Central de Ciências Ala Sul - Caixa Postal 4.508 - CEP: 70.910-970. Brasília-DF Tel: (61) 368-9011 Fax: (61) 273-6593 Email: verdesio@unb.br. Home Page: http://www.unb.br/fav/renova/INDEX.html

IIBolsista DTI do CNPq, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, E-mail: bernardocf@unb.br

IIIBolsista DTI do CNPq, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília

--------------------------------------------------------------------------------

RESUMO

O artigo apresenta os resultados preliminares do estudo de eficiência energética de um sistema de aquecimento solar e a gás de refinaria (GLP - gás liquefeito de petróleo) para pasteurização e fabricação de queijo em uma unidade de banho-maria de 300 litros de capacidade de leite. Foi observado que, com um equipamento convencional de aquecimento a gás e solar, há grandes variações de consumo de gás e as perdas de calor que ocorrem no sistema são muito grandes. Com estes resultados a pesquisa vai continuar sendo desenvolvida com o objetivo de modificar tanto o sistema convencional como a sua operação, para assim poder obter uma economia no consumo de gás de pelo menos 50 %.

Palavras chaves: Aquecimento Solar, Queijo, Agroindustrias, Energias Renováveis

--------------------------------------------------------------------------------

ABSTRACT

The article presents the preliminary results of the study of energy efficiency of a system of solar heating and refinery gas (LPG - liquefied petrol gas) for pasteurization and cheese production in unit of bain-marie of 300 liters of capacity of milk. It was observed that, with a conventional equipment of heating by gas and solar collectors, there are great variations of consumption of gas and the losses of heat are very big. With these results the research will continue being developed with the objective of modifying as much the conventional system as his operation, for like this to obtain an economy in the consumption of gas of at least 50%.

--------------------------------------------------------------------------------

1 INTRODUÇÃO

Em Verdesio (2002) foi proposta a construção de um protótipo de sistema de aquecimento solar para complementar a calor fornecido por GLP necessário para a pasteurização do leite. Atualmente, devido à liberação dos preços do GLP, o aquecimento por gás de refinaria está se tornando inviável para os produtores de queijo de pequeno e mediano porte. Francisco Hercílio da Costa Matos (com. pers.), diretor do Departamento de Arranjos Produtivos Locais para a Inclusão social do Ministério da Ciência e Tecnologia nos informou que estudos feitos mostraram, para 2004, que a eletricidade tinha se tornado mais barata, em termos de custos, do que o aquecimento a GLP na fabricação do queijo. Considerando que a tarifa da eletricidade rural é subsidiada e que muitos locais de produção não contam com eletricidade da rede pública, esta alternativa pode se tornar também inviável para muitos produtores caso os subsídios diminuam. Com as mudanças organizacionais do setor elétrico espera-se que os subsídios sejam cada vez menores ou desapareçam. O aceso à rede pública de distribuição de eletricidade em locais rurais terá então que ser equacionada por programas específicos que podem não atingir a todos os interessados. Visto isto se torna premente tentar encontrar soluções tecnológicas que procurem uma maior independência energética dos produtores rurais. O aquecimento solar é uma tecnologia já madura e que pode satisfazer uma grande parte das necessidades de calor abaixo dos 100 ºC de boa parte dos produtores situados no Brasil do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. A radiação solar é abundante a maior parte do ano (Colle e Pereira, 1998). Falta ainda poder responder as seguintes questões:

a) que tipo de sistema atenderia melhor as necessidades de energia térmica do processo específico de fabricação do queijo onde há uma rotina que começa nas horas mais frias do dia;

b) qual é a melhor sistemática de operação do sistema de aquecimento que permita diminuir ao mínimo o consumo de combustível.

O experimento aqui apresentado pretende responder a estas questões de tal forma que a produção de queijo seja mais sustentável do ponto de vista econômico e ambiental e favoreça a continuidade, no tempo, da unidade produtiva.

Os próximos passos nesta pesquisa serão: instalação de hidrômetros eletrônicos para assim conhecer o balanço de massa, uso de uma mini-bomba hidráulica que faça circular com fluxo constante, a água entre o coletor solar e o boiler nos horários com sol. Instalados estes equipamentos poderemos medir a eficiência do sistema seguindo as normas ABNT. As medidas de eficiência serão feitas no sistema como ele está instalado convencionalmente e com melhorias como anteparos para evitar perdas de calor pelo vento, melhorar o isolamento dos diversos componentes como o boiler, canos e banho-maria.

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com