TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Cultura

Pesquisas Acadêmicas: Arte E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

INDIRA KÁTIA OLIVEIRA SENA

ARTE E CULTURA

Santo Amaro

2014

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

INDIRA KÁTIA OLIVEIRA SENA

A ARTE E A CULTURA CONTANDO SUAS HISTÓRIAS NO MUNDO

CONTEMPORANEO.

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Serviço Social na área de Arte e Cultura da UNIFACS sob acompanhamento da professora Andréa Beraldo Borde e da tutora Erilene Lessa Taranto Braga.

Santo Amaro

2014

Questão 01 (2,0 pontos) – Com base na leitura da Aula 01 do nosso módulo, do texto A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil, de Paulo Cesar Tomaz e da reportagem Obra em banco danifica painel desconhecido de Volpi, construa um texto que explique:

• O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural? Qual é a sua grande finalidade, de acordo com Paulo Cesar Tomaz?

• O caso apresentado na reportagem da Folha de São Paulo vai de encontro à noção de preservação do patrimônio material? Em que medida?

• Você acha que o dono do imóvel deve ser penalizado de alguma forma?

Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 15 linhas e no máximo 30 linhas.

R- Segundo o autor a partir de uma longa caminhada e preocupação coletiva é criado artigos. O órgão SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que no inicio cuidava somente do patrimônio cultural, devido a demanda abre um leque para diversidade e manifestações culturais de nossa sociedade.

Sim. Na medida em que não está tendo nenhum cuidado com a obra de arte, segundo o texto até uma porta já foi aberta nos azulejos, deve ser de competência do SPHAN ou UNESCO catalogar e preservar essa obra de Volpi.

Com certeza, cabe ao dono sinalizar o órgão competente para tombar essa parede e conscientizar o dono do imóvel e moradores na preservação do local, para não acabar como uma obra de Portinari que o dono da casa achou a parede feia e mandou destruir do imóvel, ou seja, resguardar e pensar na conservação do patrimônio cultural reunindo um enorme duelo na modernidade.

O aumento das cidades, a dilatação imobiliária, a falta de moradia e os choques ambientais desenvolvem situações que afrontam os governantes públicos e sociedade a debater o crescimento elevado, com a urgência de minimizar os impactos ambientais e sociais.

Questão 02 (1,0 ponto) – Vejamos as imagens abaixo:

Imagem 01 –

Disponível em: http://www.infoescola.com/pintura/a-ultima-ceia/

Imagem 02 –

Disponível em: http://sumateologica.wordpress.com/2010/02/26/tomas-responde-o-sacramento-da-eucaristia-e-necessario-para-a-salvacao/

Perguntas: As duas imagens possuem um mesmo tema: A Santa Ceia. Entretanto, a primeira pertence a Leonardo da Vinci, representante do Renascimento e, a segunda, pertence à Tintoretto, representante do Barroco. Imbuído de tais conhecimentos, explique:

• Em que contexto se desenvolveu o Renascimento? E o Barroco?

• Nas duas obras apresentadas, quais são as características que permitem afirmar que a primeira imagem é do Renascimento e a segunda do Barroco?

• Ainda encontramos traços do Barroco em Salvador/BA? Onde?

Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas e no máximo 30 linhas.

R – O Renascimento desenvolveu dentro da Europa, em seguida no mundo como um movimento de renovação cultural nos séculos XV e XVI, sofrendo essa transição no final da Idade Média e início da Idade Moderna, fazendo parte de várias transformações como: cultural, politica, econômica, social e religiosa que mostrava a passagem do Feudalismo para o Capitalismo. Outro episódio que teve destaque social e cultural foi a reforma Protestante e a Católica, aparecendo um novo homem com visão de mundo.

O Barroco aparece logo depois das reformas religiosas, onde a Igreja Católica perde o espaço e poder, mas continua influenciando a politica, a economia e a religião na Europa. A arte barroca desenvolve uma resistência com a espiritualidade o teocentrismo da Idade Média.

A imagem de Leonardo da Vinci foi pintada no Convento Santa Maria Delle Grazie, Milão e reproduz a obra nos moldes clássicos do Renascimento, uma época eufórica e otimista mestrando a preocupação com a exatidão construída com proposto perfeito, sendo uma corrente idealista.

O desenho de Tintoretto foi pintado em óleo sobre tela atendendo ao podido de um rei, é uma composição desestruturada em um período de transição com profunda transformação e corrente expressionista que revoluciona e causa polemica acrescentando características no movimento maneirista.

Com certeza, na Igreja e Convento da Ordem Terceira de São Francisco, ou seja, Caverna de Ouro, onde seu exterior tem uma relativa simplicidade e de contraste o interior com ricas decorações em ouro.

Questão 03 (2,0 pontos) – Leia os três textos que seguem:

Texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com