TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo relato de experiencia

Por:   •  1/9/2015  •  Artigo  •  5.227 Palavras (21 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 21

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: relato de experiência de estágio no setor de habilitação para adoção da 1ª vara da infância e juventude da comarca de Salvador-Bahia.

                                                                                   Ana Claudia da silva bispo

        Resumo: o presente trabalho é o resultado de uma experiência e reflexões a partir do trabalho realizado na 1ª vara da infância da comarca de salvador no setor de habilitação para adoção. No período de julho de 2014 a agosto de 2015.o artigo discute-se a relevância das atividades vividas no estágio curricular obrigatório do centro universitário Estácio da Bahia. A abordagem metodológica norteadora do artigo foi de cunho predominantemente qualitativo, bibliográfico e documental. Afirma-se que é a partir desta fase que se inicia o caminho para crescimento e evolução do estudante para a experiência e amadurecimento profissional.

Palavra chave: formação profissional, prática profissional, adoção.

Abstract:: This work is the result of an experience and reflections from the work done in the 1st Stick savior region of childhood in enabling industry to adoption. From July 2014 to August 2015.o article discusses the relevance of the activities experienced in the compulsory curriculum of the university center stage Stacie da Bahia. The guiding methodological approach of the article was predominantly qualitative approach, bibliographical and documentary. It is said that it is from this phase that begins the path to growth and progress of the student to experience and professional maturity

Keyword: vocational training, professional practice adoption.

INTRODUÇÃO

      A prática Profissional do serviço social do setor de habilitação para adoção da 1ª vara da infância e juventude configurou-se na importância deste presente artigo para relatar a experiência de estágio, e através do cotidiano de prática da profissão e o perfil analisado dos pretendentes, no cadastro nacional da adoção surgiu à inquietação de refletir, entender e explicar os motivos da longa permanência das crianças ou adolescentes que embora estejam disponíveis para adoção, ainda permanece sem suas famílias substitutas.

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

   O estágio supervisionado em serviço social é uma experiência curricular obrigatória e bastante enriquecedora para a carreira e formação profissional pois é a partir desta atividade que se têm a noção do que realmente representa o serviço social dentro do seu contexto social e a capacitação para futuros profissionais, pois é na sua prática profissional que determina o real exercício da profissão, então conclui-se que o estágio é uma fase de inicialização que se depara com a operacionalização, experiência e amadurecimento do futuro profissional em questão.

   Segundo Yamamoto “a trajetória da profissão revela que o serviço social, desde sua origem, é marcado como uma profissão eminentemente interventiva”.

    Ou seja, esta intervenção é feita desde o inicio que marca a sua carreira que é o próprio estágio, a intervenção é trabalhada com as percepções e reflexões no estágio, que propicia ao seu local profissional,através,das intervenções projetos que viabilizem o desenvolvimento da instituição.

    Como afirma assevera sena (2000 et.al;pag.252)o assistente social deve estar sintonizado coma s diversas formas de expressão dos problemas societários, o que pressupõe o uso da pesquisa e da intervenção como instrumento de análise da realidade, necessário não somente para responder as demandas já posta, mas ás potenciais á força de trabalho do assistente social.

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA 1ª VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE SALVADOR.

   Para atuar como estagiaria na 1ª vara da infância e juventude, através da instituição Estácio fib (nep.), foi iniciado com uma seleção para estagiar no campo, dentre as candidatas 04 alunas foram classificadas, foi possível notar-se os critérios a serem avaliados como requisitos para estagiar. Visto que por se tratar de uma instituição judiciária, estas etapas foram consideradas importantes e com certa rigorosidade, as etapas foram aplicadas pela assistente social Denise Ferreira da 1ª vara da infância e juventude da comarca de salvador-ba, e preceptora do centro universitário Estácio fib.no primeiro momento foi percebido que a instituição possui um perfil sério, e exige-se uma competência da capacidade teórica e técnica dos seus profissionais, pois são aplicados vários temas em torno das crianças e adolescentes, já que o objetivo principal da instituição é a garantia dos seus direitos. Para se iniciar no campo foi preciso o conhecimento sobre a adoção e o sistema de garantias de direitos e o estatuto da criança e do adolescente.

ADOÇÃO

    A adoção consiste no ato legal e jurídico da entrega de uma criança ou adolescente para uma família substituta, com as mesmas responsabilidades de uma família biológica. Com a lei 12.010, de 3 de agosto de 2003,foi chamada a lei nacional da adoção, provocou alterações na lei 8,069/90,estabelecendo inovações legislativas garantindo o direito a convivência familiar, quando possível, ou na efetivação desta criança ou adolescente para uma família substituta dependendo de cada modalidade de guarda,tutela,ou adoção. E no encaminhamento a programas de acolhimento familiar no prazo máximo de 2 anos. Preservando a integralidade da sua família de origem. E um maior controle rigoroso nas instituições de acolhimento, reavaliando periodicamente.

   Foi imposto ao poder judiciária a incumbência do cadastro nacional da adoção e o preparo psicossocial dos requerentes da adoção, através também de cursos e programas que visa a conscientização destas famílias a adoção das crianças mais velhas e doentes e evitar a ocorrência do abandono para que estas crianças não sejam prejudicadas psicologicamente. A rede de atendimento à criança e adolescente engloba o ministério público, a defensoria pública e o conselho tutelar. No qual a 1ª vara da infância e juventude desempenha juntamente com estas redes, trabalham em prol da garantais dos direitos das crianças e dos adolescentes. Zela pelos cumprimentos legais e as disposições previstas no estatuto da criança e do adolescente, seus objetivos está intimamente ligados a solucionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (232 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com