TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO “PREVENÇÃO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E OBESIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NEW MOVES”

Por:   •  3/12/2018  •  Resenha  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO “PREVENÇÃO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E OBESIDADE:RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NEW MOVES”

A pesquisa descrita no artigo tem por objetivo apresentar o processo de implementação do modelo brasileiro do NMB, descrevendo as adaptações no conteúdo, as dificuldades e potencialidade no contexto da cidade de São Paulo. Com leitura clara e objetiva, o artigo inicia descrevendo o que é o Programa New Moves (NMB), programa este desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, com o objetivo de prevenir a obesidade e os Transtornos alimentares (TA). Focando na obtenção de mudanças de comportamentos que podem levar à adoção de práticas inadequadas em relação á alimentação, atividade física, e aceitação corporal, e não á perda de peso a curto-prazo.

Ele foi implementado nas escolas secundárias durante os anos de 2007-2009 com adolescentes de 14 a 16 anos e teve como resultados principais a diminuição do sedentarismo, melhora no padrão de alimentação, diminuição de comportamentos não saudáveis para controle de peso e melhora na imagem corporal. O programa foi proposto apenas para meninas de minorias étnicas/raciais e baixo nível socioeconômico por tratar-se de um grupo considerado de risco para o desenvolvimento do sobrepeso/obesidade, menor prática de atividade física, hábitos alimentares inadequados, uso de métodos não saudáveis de controle de peso e insatisfação corporal, que também são fatores considerados de risco para o desenvolvimento dos TA.

Baseia-se na Teoria Social Cognitiva (TSC), que busca entender porque os indivíduos adquirem ou matem comportamentos de saúde específicos. A teoria pressupõe que a mudança da autopercepção dos indivíduos propicia mudanças comportamentais e que, principalmente em adolescentes, a melhora a imagem corporal por meio da promoção de sua autoimagem e se sua autoestima é relevante no tratamento e previne problemas relacionados com o peso e a alimentação. O programa apresenta uma estrutura com conteúdos e dinâmicas que influenciam de forma positiva a prática de atividade física, uma alimentação saudável e a não adoção de métodos de controle de peso inadequados, por meio de módulos “Seja Poderosa”, “Seja Ativa” e “Seja Bem Nutrida” que envolve conteúdos, respectivamente, de suporte social, atividade física e alimentação. Os construtos do TSC também foram trabalhados com o uso da entrevista motivacional, que é uma técnica diretiva, em que o profissional da saúde guia o indivíduo, por intermédio de um aconselhamento centrado neste, na exploração e na busca das suas próprias motivações para resolver a ambivalência em relação à mudança de comportamentos. É uma abordagem que utiliza ferramentas efetivas na mudança do comportamento, que inclui a escuta reflexiva, aceitação, afirmação e reforço das próprias motivações do indivíduo.

Para a implementação do programa nas escolas de São Paulo foram necessárias algumas adaptações no projeto original, tendo em vista as diferenças no calendário escolar e inserção do programa no currículo escolar. O original foi aplicado durante 16 semanas contínuas, como parte do currículo escolar americano, a prática de educação física foi oferecida quatro vezes por semana, e as sessões de suporte social e de nutrição ocorreram de forma intercalada ao longo das 16 semanas, em dias diferentes aos da prática de atividade física. Aqui no Brasil, foi adaptado para 9 semanas (com 17 sessões) na fase de intervenção e após o intervalo de férias, mais 9 semanas (com 9 sessões) na fase de manutenção. Além da redução de número de semanas, a frequência das aulas de educação física foi de duas vezes por semana, sendo que a de nutrição e suporte social aconteceram semanalmente no mesmo dia. O programa aconteceu em horário diferente do escolar, pois, de acordo com as diretrizes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com