TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Prática Supervisionadas

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.284 Palavras (18 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

As Atividades Prática Supervisionadas visam contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma organização/empresa em situação real. Este trabalho tem por objetivo abordar o tema Práticas de Gestão na Cia. TC (Companhia Tradicional do Comércio).

Com o avanço da globalização no mundo dos negócios, gerou o aumento da concorrência entre as organizações, tornando assim, a competitividade um fator importante para o sucesso. Isso despertou nas empresas a necessidades de buscar a otimização de seus processos internos com o objetivo de racionalizar custos e atingir níveis cada vez maiores de desempenho.

A busca pela competitividade é o grande desafio para a sobrevivência das organizações no atual cenário econômico. Essa dinâmica mantém as organizações em um ambiente constantes de mudanças, onde sistemas gerenciais diferenciados são implantados a todo o momento na tentativa de manter os padrões de qualidade e produtividade estabelecidos pelo mercado. Diante dessa realidade, as organizações começaram a se utilizar de métodos mais eficientes e eficazes de trabalhos em diversas áreas, fazendo com que as empresas atuem num mundo em constantes mudanças.

A pesquisa bibliográfica nos mostrou diversas abordagens verificadas em nossa empresa Pizzaria Quintal do Brás, na qual iniciaremos com o modelo de administração criado entre o final do século XIX e inicio do século XX, por Frederick Winslow Taylor, que buscou garantir o melhor custo beneficio ao sistema produtivo e ficou conhecido como administração cientifica, e ainda hoje se faz presente nas organizações, o outro era Henri Fayol, que desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e de aplicações de princípios gerais da administração cientifica, e finalizaremos com a abordagem Humanística, onde a transferência da ênfase antes colocada nas tarefas e na estrutura organizacional para ênfase nas pessoas.

1 Perfil da Organização

1.1 Apresentação da Empresa

Fundada em 1995, a Cia. Tc (Companhia Tradicional do Comércio) é um projeto de vida iniciado por cinco amigos que desejavam unir trabalho e prazer. Como eram fascinados em bares e restaurantes, buscaram inspiração nos antigos comércios tradicionais onde pudessem reviver momentos e valores do passado no presente. Com seus laços pessoais e habilidade de cada um o resultado foi à formação de uma equipe qualificada no mercado de gastronomia casual.

Nasceu então a Cia. Tc Participações Ltda, com CNPJ: 10.697.897/0001-8, atualmente com nome fantasia Sergipe, localizada na Avenida pedroso de Morais, 1619, CJ 301, Pinheiros, São Paulo – SP. A empresa é responsável pelas marcas Original, Pirajá, Bráz, Astor, Quintal do Braz, Lanchonete da Cidade, Bottagalo, Sub Astor e Venga. Juntas contam com 22 estabelecimentos, distribuídas entre São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

A Cia. Tc é uma empresa privada, logo, é limitada (Ltda.), ou seja, sociedade por cotas na qual todos os sócios respondem pessoalmente e solidariamente até a integralização total do capital social e cujo objetivo é o lucro.

Sua atividade principal é o ramo alimentício e de acordo com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) a organização é classificada como empresa de médio porte, pois possui um faturamento anual de aproximadamente R$ 60.000.000,00.

A visão da organização é ser a melhor empresa de entretenimento gastronômico casual do Brasil e sua missão é proporcionar a melhor experiência em entretenimento gastronômico casual a seus clientes, buscando os melhores resultados para sócios e funcionários. Para alcançar tais objetivos o grupo segue sete princípios que se distribuem entre valores, crenças e atitudes:

1. Servir e encantar cada um dos nossos clientes.

2. Acreditar na excelência de produtos, atendimento e ambiência para criar experiências diferenciadas e surpreendentes.

3. Só inaugurar casas que nos dão prazer em freqüentar e orgulho em trabalhar.

4. Os projetos nascem para durar para sempre, sendo consistentes em qualidade e lucratividade.

5. Respeitar as pessoas que nos cercam, sempre: clientes, funcionários, parceiros e fornecedores.

6. Quem conquista os melhores clientes são os melhores profissionais.

7. Oferecer carreiras profissionais para profissionais de verdade.

1.2.1 Força de trabalho

No início da empresa eram apenas cinco sócios, em seguida no ano de 1998 o senhor André lima entrou para a sociedade. Cada sócio cuida de uma área específica na empresa. Vejamos:

• Eduardo Bueno da Costa: diretor de marketing.

• Sergio Camargo: diretor de alimentos e bebidas.

• Mario Gorski: diretor de novos negócios.

• Fernando Grinberg: diretor de Rh e financeiro.

• Ricardo Garrido: diretor de operações.

• André Lima: diretor de gastronomia.

O sonho dos seis amigos é também um projeto de vida para os profissionais da empresa, a equipe atualmente é formada por cerca de 900 funcionários que são responsáveis por construir o futuro da Cia. Dentre os cargos existentes citamos como exemplo:

• Auxiliares de limpeza: para este cargo é exigido apenas ensino fundamental.

• Garçons, Cumim e chefes de forno: exige-se no mínimo ensino médio.

• Gerente e Maitres (coordenador): para estes são exigido formação de ensino superior.

De acordo com a gerente da filial Quintal do Braz, localizada na Rua Gandavo, 447, Vila Mariana - SP, Tânia Mangaba, a maioria dos funcionários da Cia são do sexo masculino e o grau de escolaridade com relação a todos os funcionários é de aproximadamente:

• 20% Ensino fundamental incompleto e completo.

• 65%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com