TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Humanas

Por:   •  1/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios Práticos - Parte 2

  1. Qual é a finalidade das chamadas de sistema?

É o mecanismo programático pelo qual um programa de computador solicita um serviço do núcleo do sistema operacional sobre o qual ele está sendo executado. Isto pode incluir serviços relacionados ao hardware (por exemplo, acessar uma unidade de disco rígido), criação e execução de novos processos e comunicação com serviços do núcleo de maneira integral como escalonamento do processador.

  1. Quais são as cinco principais atividades de um sistema operacional relacionadas com o gerenciamento de processos?
  • Criação de arquivos e exclusão;
  • Criação e exclusão de diretórios;
  • As instruções para manipulação de arquivos;
  • Mapeamento de armazenamento permanente;
  • Arquivos de backup.

  1. Quais são as três principais atividades de um sistema operacional relacionadas com o gerenciamento de memória?
  • Manter registro das partes da memória que estão sendo usadas no momento e por quem;
  • Decidir qual processo deve ser alocado na memória quando houver espaço disponível;
  • Alocar e desalocar espaço de memória

  1. Quais são as três principais atividades de um sistema operacional relacionadas com o gerenciamento de memória secundária?
  • Gerenciamento do espaço livre;
  • Alocação de espaço (armazenamento);
  • Escalonamento de disco.
  1. Qual é a finalidade do interpretador de comandos? Por que ele é, usualmente, separado do kernel?

É um utilitário que não faz parte do sistema operacional embora seja muito importante e seu objetivo é, lê e interpretar os comandos dados ao sistema operacional pelo usuário. O kernel representa a camada de software mais próxima do hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo; o interpretador de comandos é um utilitário do sistema operacional, roda fora do kernel que é o núcleo do sistema operacional. São programas separados que se comunicam através de um conjunto de System Calls

  1. Que chamadas de sistema têm de ser executadas por um interpretador de comandos ou shell para iniciar um novo processo?

Em sistemas UNIX, uma chamada de sistema fork, seguida por uma chamada de sistema exec, precisa ser executada para iniciar um novo processo. A chamada fork clona o processo em execução corrente, enquanto a chamada exec substitui o processo que faz a chamada por um novo processo, com um executável diferente.

  1. Qual é a finalidade dos programas de sistema?

Os programas de sistema podem ser imaginados como feixes de chamadas de sistemas úteis. Eles fornecem funcionalidade básica para usuários de modo que os usuários não precisem escrever seus próprios programas para resolver problemas comuns.

  1. Qual é a principal vantagem da abordagem em camadas para o projeto de sistemas? Quais as desvantagens da abordagem em camadas?

Vantagem: O sistema é mais fácil de depurar modificar porque as mudanças afetam apenas seções limitadas do sistema em vez de mexer com todas as seções do sistema operacional. As informações são mantidas apenas onde são necessárias e são acessíveis somente dentro de uma área definida e restrita, de modo que quaisquer bugs que afetam os dados devem ficar limitados a um módulo específico ou camada.

Desvantagem: é o tempo de resposta ao usuário, pois uma requisição sua, uma camada irá se comunicar com a outra diretamente seguinte, e assim por diante, possibilitando a modificação de parâmetros a cada camada, necessidade de dados e ainda o acréscimo de overhead à consumo do sistema, levando, contudo, ao consumo maior de tempo do que nos SO’s não estruturados em camadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com