TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Influências Culturais Africanas

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Alimento é uma fonte de nutrição, ele é muito importante em todos os tipos da sociedade, e está inserido nos aspectos sociais, religiosos e econômicos.

Alguns nutricionistas, enfermeiros e médicos com pensamentos de melhorias tentam mudar as práticas relacionadas às dietas dentro dessas culturas, pois acreditam que são difíceis as mudanças, mesmo quando interferem na nutrição adequada.

A antropologia é o estudo das diferenças e semelhanças culturais, que desenvolve um papel importante nas pesquisas de culturas, evoluções, desenvolvimento e funcionamento em qualquer tempo e lugar, eles também estudam como o alimento é cultivado, colhido, preparado, servido e consumido.

Cada cultura constrói crenças populares sobre a vulnerabilidade criam costumes protetores, proibições comportamentais e impõe tabus simbólicos para tentar controlar as incertezas e os perigos que os ameaçam inclusive no Brasil, essas culturas causam problemas nutricionais importantes para a população que se tornam vulneráveis, dentre elas a desnutrição, anemia, carência de ferro, falta de vitaminas e minerais, enfermidades cardio e cerebrovasculares, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, etc.

No Brasil temos uma diversidade cultural muito rica, com uma colonização construída por diversos povos, onde temos uma herança cultural dos portugueses, indígenas e a africana.

Os índios viviam principalmente da natureza, plantas, animais locais e peixes, a contribuição deles para a nossa alimentação foi é muito importante.

Nos dias de hoje ainda consumimos mandioca, buriti, guaraná, paçoca, camarão, lagosta, caranguejo, moqueca, caruru, mingal, pirão, biju, pimenta, chimarrão.

Os portugueses trouxeram diversos alimentos, raízes e mudas, deram aos negros para fazer a disseminação, com isso, a mandioca, a batata, o milho, e o amendoim brasileiro, tiveram um considerado crescimento.

Eles trouxeram o pão e o presunto cozido, mel, confeites, figos secos, arroz, vinho, galinhas e a carne bovina.

Influências Culturais Africanas:

  Os  primeiros negros chegaram ao Brasil por volta do ano 1538, com desenvolvimento da economia açucareira.  

Nessa época já tinham contato com alguns alimentos como: o milho americano, farinha de mandioca, aipim e diferentes tipos de feijões, além de tomarem cachaça, em vez do vinho da palmeira dendê.

Plantou ainda quiabo, inhame, erva doce, gengibre, açafrão, gergelim, melancia, pimenta malagueta etc.

A alimentação consistia de farinha de mandioca, feijão preto, toucinho, carne seca, laranjas, bananas e canjicas, dependendo da região introduziam peixes.

Depois de 1550 começou a diminuir a fartura de alimentos por dois motivos: aumento da população e a queda da produção da cana de açúcar, por essa razão, a falta de vitaminas era bem evidente, começou nessa época uma grande exploração do ouro não sobrava quase lugar para se plantar e muitos morreram de fome.

A ligação entre a alimentação e a religião sempre foi presente para os negros, para cada orixá é ofertado um tipo de alimento ou prato, eles tem variações de acordo com a herança cultural de cada nação de candomblé, mas alguns elementos fazem-se presentes em todas as nações, como o feijão branco, no preparo do acarajé de Iansã e o èbô, e o milho branco de Oxalá.
Do ponto de vista alimentar, a vida do povo de terreiro, alterna momentos de escassez com momentos de abundâncias. Não conta com uma vida regular do ponto de vista da ingestão de comida, uma vez que os filhos de santo, vivem períodos vinculados aos ciclos de festas, onde  come-se muito, seguidos por períodos de privações alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com