TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Leis de Amparo ao Idoso

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade II

Curso de Engenharia de Controle e automação

NOME ACADÊMICO

TITULO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

[pic 4]

[pic 5]

CAMPO GRANDE/MS – 2015

[pic 6]

NOME ACADÊMICO

[pic 7]

TITULO

RELATÓRIO DE ESTÃGIO SUPERVSIONADO I

[pic 8][pic 9]

Relatório de Estágio Supervisionado I apresentado à Coordenação de Serviço Social, como exigência para obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social, sob a orientação da Profª: [pic 10]

[pic 11]

CAMPO GRANDE/MS – 2015


LOCAL DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

SUPERVISOR DE ESTÁGIO

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................05

2.  O Estatuto do Idoso...........................................................................05

2.1 Direitos do idoso ......................................................................06

2.1.1 Leis de Amparo ao Idoso..........................................................07

3.  Grupo de Convivência do Idoso........................................................11

      3.1 Trabalho com o Idoso..............................................................12

4.  Depressão do Idoso............................................................................14

      4.1 Como Prevenir a Depressão na Terceira Idade......................15

5.  Vida Saudável na 3º Idade.................................................................15

      5.1 Exercícios Físicos na 3ª Idade.................................................16

6.  CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................16

7.  CONCLUSÃO......................................................................................17

8.  REFERENCIAS...................................................................................18


  1. INTRODUÇÃO

Neste relatório será abordado os temas referente ao aprendizado práticos adquirido no campo de estágio, tais como; direitos do Idosos, Conforme o estatuto, Como funciona um Grupo de Convivência, Trabalho com os Idosos, Depressão do Idoso, causas e Prevenção, será relatado também a importância de se ter uma vida saudável.

  1. O Estatuto do Idoso.

O aumento da expectativa de vida do brasileiro representa um grande desafio para os governos bem como para a sociedade civil. O implemento das políticas públicas e a efetiva garantia dos direitos sociais da pessoa idosa, certamente assegurará um envelhecimento saudável e com dignidade. A Política Nacional do Idoso (Lei 8842/1994) tem como objetivo assegurar ao idoso seus direitos sociais, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Reconhece a questão da velhice como prioritária no contexto das políticas sociais e propõe criar condições para promover a longevidade com qualidade de vida, colocando em prática ações voltadas, não apenas para os que estão velhos, mas também para aqueles que vão envelhecer. Assim sendo, é de extrema necessidade unir esforços para que a população idosa do Brasil possa viver com garantia dos diretos, saúde e dignidade.

Para isso a UnATI/UERJ e o Ministério Público uniram–se em torno da elaboração da Cartilha do Idoso — acessibilidade e atendimento prioritário à pessoa idosa. A cartilha tem por finalidade oferecer serviços, leis, orientações sobre procedimentos de saúde e benefícios a toda pessoa idosa com deficiência ou mobilidade reduzida e também orientar todos os idosos que necessitem de informações que auxiliem em seus direitos no trato com a questão do atendimento prioritário. Direção da Universidade Aberta da Terceira Idade –

 • Acessibilidade e Atendimento Prioritário à Pessoa Idosa Prefácio A presente cartilha tem por objetivo auxiliar as pessoas idosas, inclusive aquelas com deficiência e mobilidade reduzida na efetivação dos seus direitos, orientando-as quanto às medidas a serem adotadas no caso do descumprimento da legislação em vigor. Para a elaboração desta cartilha contamos com o auxílio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira Idade (DEAPTI).

Há no cenário brasileiro uma gama de legislações suficientes a proteger os direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para a inclusão das pessoas idosas na sociedade é necessário que lhes sejam dadas garantias de atendimento prioritário, como também condições de utilizar plenamente os ambientes, objetos e serviços necessários à sua existência, com autonomia, independência e segurança. Atualmente um grande número de pessoas idosas tem o seu direito à prioridade no atendimento violado, como também sofrem com a imposição de barreiras arquitetônicas, urbanísticas e dos transportes que as impede de se locomover, sendo certo que cada vez mais estes direitos devem ser observados de modo a estimular os idosos a deixarem suas casas, mantendo-se e inserindo-se na sociedade, o que lhes garantirá a qualidade e dignidade de vida desejadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (100 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com