TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Pessoas Desaparecidas em Questão no Brasil

Por:   •  23/5/2022  •  Dissertação  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

Pessoas desaparecidas em questão no Brasil.

Segundo Thomas Hobbes, é necessário estabelecer um contrato social em que o governo garanta a segurança do povo e iniba um convívio caótico. No entanto, a questão do desaparecimento de pessoas no Brasil mostra-se como uma falha do estado em assegurar proteção aos cidadãos, por conseguinte, contribuindo para com uma maior incidência desse recorrente problema. Dessa maneira, é necessário analisar tal quadro, abordando intrinsecamente suas causas e consequências.

É importante ressaltar, em primeiro plano, as principais causas do desaparecimento de pessoas no país. Isso ocorre, em grande parte, devido à escassa atuação da polícia nos casos de sequestro, em que as vítimas são -em sua maioria- crianças e adolescentes raptadas para fins de tráfico humano. Há, também, os casos em que existe a fuga de casa, motivada por desavenças familiares ou apresentação do quadro de esquecimento por parte dos idosos.

Cabe mencionar, em segundo plano, as consequências que tal problema traz à nossa sociedade. No que concerne à questão de desaparecidos, ao não cumprir com seu papel de cuidar dos indivíduos, o estado colabora para com a desordem, gerando sentimentos de insegurança e balbúrdia e, consequentemente, um aumento contínuo no número de desaparecidos, seja por sequestro ou por fuga de casa.

Infere-se, portanto, que a questão de pessoas desaparecidas no Brasil possui íntima relação com o descaso do estado para com seus cidadãos. Desse modo, é imperiosa uma ação do Governo Federal, por meio de campanhas publicitárias, a fim de orientar pais e cuidadores como agir em casos de desaparecimento de crianças ou idosos. Cabe também ao estado, uma maior preocupação em relação ao problema, promovendo rondas policiais em locais de risco, como escolas e asilos, evitando desaparecimentos e, por conseguinte, o convívio caótico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com