TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Entre A Educação E As Diversidades: Étnico-Racial, De Gênero E Sexualidade

Por:   •  27/10/2023  •  Resenha  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 10

AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO E AS DIVERSIDADES: ÉTNICO-RACIAL, DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Lucas Matheus Santana Medeiros

Resumo

O presente resumo expandido tem como objetivo dissertar acerca das relações entre educação e as diversidades: étnico-racial, de gênero e sexualidade, respondendo a questão: Como as diversidades: étnico-racial, de gênero e sexualidade são inseridas na educação escolar? Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, considerando as contribuições de autores estudados na disciplina: Educação e Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidade.

Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Raça; Etnia; Educação.

Introdução

A temática diversidade está sendo debatida no contexto educacional, onde se faz necessário a revisão de valores e atitudes que colaborem para superar as injustiças, preconceitos e estereótipos existentes no contexto escolar e também social. É preciso compreender que a diversidade se constitui um cenário em constante transformação, marcado por lutas e reivindicações, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática social, e precisa que o professor esteja preparado para lidar com a diferença, respeitando a pluralidade de ideias, a história e cultura de vida do educando, sua concepção de mundo, criando ações onde a tolerância e o respeito ao outro possa ser construído.

São muitos os questionamentos que perpassam as polêmicas que envolvem a diversidade e que, de uma forma ou de outra, afeta os sujeitos envolvidos no processo de escolarização. As recentes mudanças na legislação brasileira, os programas do governo, a mídia e principalmente a presença dos sujeitos considerados diversos, ao serem incluídos na educação básica, fazem com que os educadores enfrentem a eclosão da diversidade na sociedade.

Negros, índios, pobres, ribeirinhos, camponeses, LGBTQIA+, entre outros sujeitos, são exemplos de grupos diversos ou coletivos concretos que até hoje estão lutando por reconhecimento e espaço na sociedade. Nesse sentido, dentre suas principais reivindicações destaca-se a luta pela escola pública e, mais do que isso, a necessidade de uma educação escolar capaz de perceber os educandos como sujeitos sociais que possuem cultura e são possuidores de saberes construídos em suas vivências, lutas e conquistas. Por meio deste resumo expandido, temos como objetivo discutir as relações entre educação e as diversidades: étnico-racial, de gênero e sexualidade e como que as diversidades citadas são inseridas na educação escolar.

Desenvolvimento

As inúmeras possibilidades de construção identitárias colocam a educação em um

território incerto e muitas vezes hostil quando elas são ignoradas e/ou omitidas. Diariamente, as escolas e universidades se deparam com uma gama de diversidade cultural, sexual, étnico-racial, religiosa, identitária, entre outras que adentram seus portões e, muitas vezes, não estão preparadas para acolher e incluir essa multiplicidade, excluindo-a.

Normalmente, essa exclusão é realizada por práticas, costumes, linguagens e mecanismos que segregam os sujeitos tidos como diferentes. Quando as instituições ignoram essa diversidade existente, elas não cumprem seu papel de formar integralmente os indivíduos para uma educação cidadã e libertária.

Diariamente, alunos (as) e professores (as) vivenciam situações de constrangimentos

e violências identitárias e de gênero, que, por serem invisibilizadas, demonstram aceitabilidade social.

Em um estudo elaborado pelo “Observatório de Violências nas Escolas”, vinculado

à cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de Juventude, Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foram realizadas entrevistas individuais com alunos (as), professores (as) e pais/mães/responsáveis para observar em que medida os direitos fundamentais eram garantidos e/ou violados, e como resultado foi verificado que o principal direito a ser considerado como um direito fundamental a todo ser humano era o respeito.

        Foucault sinaliza que as instituições escolares se tornam um lugar de disputa de poder

e de produção de hegemonias, que reproduzem aquilo que é imposto socialmente. As inúmeras práticas e discursos assumidos por elas tornam as subjetividades em objetos de classificação e exclusão. As instituições devem ser o lócus da discussão sobre gênero e sexualidade, todavia, agressões físicas, psicológicas e de linguagem que permeiam essas relações estão presentes nas escolas, que não combatem esses tipos de violências.

        Os discursos assumidos pelas instituições escolares demarcam a posição hegemônica

que eles reproduzem e informa aos circunscritos desse sistema seu devido lugar. Não sem sentido que a divisão é a parte estruturante das instituições escolares. Divisões em turmas, séries, etapas, créditos, disciplinas escolares, lugares de meninos e de meninas, espaços permitidos e proibidos. E aqueles que não se adaptam à performance signatária das instituições são postos às margens do sistema e lentamente expurgados. Quando são levianamente “tolerados”, o são na perspectiva das relações de poder.

Observa-se que as relações entre os gêneros continuam sem dúvida, objeto de atenção, uma vez que distintas estratégias procuram intervir nos agrupamentos humanos, buscando regular e controlar taxas de nascimento e mortalidade, condições de saúde, expectativas de vida, deslocamentos geográficos, etc.

Homens e mulheres certamente não são construídos apenas através de mecanismos de repressão ou censura, eles e elas se fazem, também, através de práticas e relações que instituem gestos, modos de ser e de estar no mundo, formas de falar e agir, condutas e posturas apropriadas (são, usualmente, diversas).Os gêneros se produzem, portanto, nas e pelas relações de poder.

O conceito foucaultiano de “biopoder”, ou seja, o poder de controlar as populações, de controlar o corpo-espécie, também parece ser útil para que se pense no conjunto de disposições e práticas, que foram historicamente criadas e acionadas para controlar homens e mulheres.

A concepção fortemente polarizada dos gêneros esconde a pluralidade existente em cada um dos polos. Assim homens e mulheres que se afastam da forma de masculinidade e feminilidade homogenia são considerados diferentes, são representados como outro e, usualmente experimentam práticas de discriminação ou subordinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com