TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula “A diversidade étnico-racial no Brasil”

Por:   •  3/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  2.274 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Nome: Tiziane Maria Magalhães Ronchesel      Ra: 8051415

Plano de aula: “A diversidade étnico-racial no Brasil”

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina Fundamentos e Métodos do ensino de Ciências, História e Geografia, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora: Jucilene Galvão.

Campinas

2018

Plano de aula

1- Tema da aula: “A diversidade étnico-racial no Brasil”.

2- Tempo necessário: Serão necessárias 4 aulas, sendo que cada uma terá duração de 1 hora.

3- Objetivos da aula:

- Fazer com que as crianças aprendam a respeitar a diversidade cultural do nosso país;

- Valorizem nossa cultura afrodescendente;

- Conheçam onde esta cultura está inserida em nosso país, como por exemplo nas músicas, danças, culinária, entre outros.

4/5- Conteúdos e estratégias de ensino:

1ª aula – Começaremos por onde tudo começou, primeiramente faremos uma breve contextualização sobre a diversidade cultural e após mostraremos vídeos da internet que falam um pouco mais sobre essa diversidade e mostram os jogos/brincadeiras típicos desta cultura.

Os vídeos que serão trabalhados estão nas referências.

Após as crianças assistirem os vídeos, solicitaremos aos educandos que façam desenhos das brincadeiras que foram representadas nos vídeos e apresentem aos seus colegas de classe falando um pouco daquilo que aprenderam.

Esta aula tem por objetivo instigar os alunos sobre a cultura étnico-racial e falar sobre o respeito mútuo entre todos os seres humanos, independente da sua cor/raça. Falaremos também sobre a importância da diversidade de etnias em nosso país, ressaltando o dever do respeito pelas várias etnias existentes.

2ª aula – Será realizada uma dinâmica das cores. Levaremos um aparelho de som para a sala de aula e será colocada uma música suave. Espalharemos lápis e gizes de cera de diversas cores sobre a mesa e pediremos aos alunos que escolham sua cor preferida. Após a escolha, teremos cores iguais e diferentes entre os alunos e isso nos levará a conversar com eles sobre como seria se todo mundo gostasse da mesma cor, como seria o mundo se tudo fosse da mesma cor, se a melancia, a maçã, a banana e a laranja fossem azuis todo mundo comeria? Trabalharemos em cima das respostas como Sim, Não e Por quê? Após os alunos serão questionados se é bom haver cores diferentes e o por quê.

Após o término desta atividade iremos juntar os alunos e pedir para que olhem uns aos outros e reparem como todos somos diferentes. Nosso cabelo (cor/formato/textura), cor de pele, dos olhos, tamanho da orelha/nariz/boca, altura...

3ª aula – Apresentaremos aos alunos um episódio do desenho animado chamado “A história de Kirikou”. Este desenho mostra o cotidiano de uma aldeia senegalesa e retrata uma lenda africana.

Após os alunos assistirem ao desenho, eles montarão um painel com recortes de jornais e revistar sobre a cultura africana.

4ª aula – Na última aula sobre o tema, os alunos irão procurar na internet, em jornais, livros e revistas figuras de personagens negros e afro descendentes para a montagem de um painel. Após a montagem o painel será exposto para toda a escola para que assim todos os alunos possam fazer uma reflexão sobre a vida das pessoas negras no Brasil e também em todo o mundo.

6- Recursos materiais:

- Giz de cera;

- Lápis de cor;

- Sulfite;

- Internet;

- Livros, revistas, jornais;

- Cartolinas;

- Aparelho de som.

7- Avaliação: Após finalizarem todas as atividades solicitaremos aos alunos que relatem aos seus pais tudo que aprenderam nestas aulas e solicitem para que eles escrevam um relato sobre as atividades que foram desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (109.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com