TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE RACIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Ciências Contábeis

DOUGLAS RENAN DUDA FERREIRA

JOSÉ CARLOS RODRIQUES DE LIMA JÚNIOR
JOSÉ ERLAN DE SOUZA FERREIRA
JOSÉ HUMBERTO DE CARVALHO BAÍA
 
MARIA CARLA BARBOSA DE QUEIROZ
PEDRO ANTONIO VIRGINIO DE MELO

DIVERSIDADE RACIAL NAS ORGANIZAÇÕES

[pic 4]

Carpina-PE
2017

DOUGLAS RENAN DUDA FERREIRA

JOSÉ CARLOS RODRIQUES DE LIMA JÚNIOR
JOSÉ ERLAN DE SOUZA FERREIRA
JOSÉ HUMBERTO DE CARVALHO BAÍA
 
MARIA CARLA BARBOSA DE QUEIROZ
PEDRO ANTONIO VIRGINIO DE MELO

DIVERSIDADE RACIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado ao curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Homem, Cultura e Sociedade, Ética, Política e Sociedade, Planejamento Tributário e Empreendedorismo.

Orientador: Prof. Josiéles Bernardo da Silva

Carpina-PE

2017

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Minorias sociais nas Filiais        4

2.2        Minorias sociais no Brasil        4

2.3        Dificuldades a serem superadas no campo ético        5

2.4        Plano de ação Intraempreendedor        5

2.5        Vantagens da promoção da diversidade        6

2.6        Incentivos Tributários        7

3        CONCLUSÃO        8

REFERENCIAS        9




  1. INTRODUÇÃO

Com praticamente metade da população brasileira composta por afrodescendentes, estes, assim como as mulheres, são minorias nas organizações, em particular nos altos cargos. Algumas empresas no Brasil estão desenvolvendo iniciativas a favor da inclusão das classes menos favorecidas, no mercado de trabalho.

A globalização, o multiculturalismo, e o movimento pela responsabilidade social empresarial provocaram mudanças sobre como pensarmos e agirmos perante uma sociedade e um mercado cada vez mais diversos. As instituições públicas, privadas e as do terceiro setor começaram a assumir o desafio de minimizar a discriminação racial e ao mesmo tempo buscar modos de abraçar a diversidade racial que caracteriza o país. As empresas não podiam ficar fora deste desafio e começam a tomar medidas em resposta às exigências da sociedade e em função da disseminação de políticas e práticas de diversidade, originárias de suas matrizes localizadas em países estrangeiros.

Esse portfólio avalia as atividades da empresa na área de promoção de diversidade com o objetivo de apresentar um diagnóstico bem como possíveis soluções e medidas que reconheçam e promovam a diferença entre pessoas como instrumento de integração social, em benefício da produtividade da empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Minorias sociais nas Filiais

Para que os gestores possam identificar as minorias sociais presentes em suas filiais nos diferentes países implantando o processo de inclusão da mulher nos cargos de gerência ou gestão faz necessário conhecer para agir, só convencendo é que podemos agir com eficácia e eficiência. É necessário elabora um diagnostico social, ou seja, um processo de elaboração e sistematização de informação que possa facilitar o conhecimento e compreensão do problema, lembrando que nenhum diagnostico e definitivo, esse trabalho deve continuar durante todo o processo, utilizando-se de duas ferramentas:

  • Análise de S.W.O.T (FOFA) – força, oportunidades, fraquezas e ameaças. Esta é uma técnica muito conhecida e utilizada pelas empresas para o conhecimento do local em que vai ser implantada.

Força e Fraqueza: são pontos positivos e negativos;

Oportunidade e Ameaças: são as tendência e concorrência.

  • Entrevista – ferramenta muito importante para recolher informações e manter contato direto, os objetivos devem ser claros e definidos.

Juntando todas as informações passamos para o processo seletivo onde será necessário um treinamento e desenvolvimento das classes discriminadas para que estejam aptas a atuarem na área de gerência ou gestão, podendo ser implantando um curso interno na própria empresa ou um treinamento diretamente no setor.

  1. Minorias sociais no Brasil

Análise dos processos históricos e contemporâneos de estigmatização, discriminação, desigualdade e resistência que atingem a minorias sociais, resultando em diversas formas de desigualdade, desvantagem e exclusão social. Exame das consequências dos processos de estigmatização e discriminação para os indivíduos e grupos por eles afetados, bem como das formas de resistência individual e coletiva. Análise das políticas públicas implantadas para reduzir os efeitos negativos destes processos.

São exemplos de minorias sociais: negros, indígenas, imigrantes, mulheres, homossexuais, idosos, moradores de vilas (ou favelas), portadores de deficiências e moradores de rua.

Para acabar com a demanda matriz faz-se necessária a criação de leis, criação de debates sobre respectivas minorias e a criação de projetos e estratégias para acabar com as mesmas.

Elevar nossos pensamentos as pessoas mais influentes na mídia e na política, criar projetos e planos para serem postos em pratica, uma ideia direcionada a este assunto, e a criação de campanhas publicitárias com temas relacionados as minorias, abordando a igualdade e o respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (228.9 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com