TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Racial e Educação Física Escolar na Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Por:   •  15/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: Diversidade Racial e Educação Física Escolar na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979-2013)

Referências: SALES, L. V.; ALMEIDA, N. F. P. Diversidade racial e Educação Física escolar na revista brasileira de ciências do esporte (1979-2013). Conexões, Campinas, v. 13, n. 1, p. 129-161, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i1.2153.

No supracitado texto os autores analisam e discutem de que forma a temática da diversidade racial e Educação Física escolar é contextualizada na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) no período compreendido de 1979 a 2013 e ainda analisar se com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a homologação da lei federal 10.639/2003 alterações foram provocadas nos aspectos quantitativos e qualitativos da inserção da temática racial na RBCE.

No decorrer do texto os autores realizam o levantamento bibliográfico sobre produções científicas relacionadas à Educação Física e diversidade racial, com o objetivo de identificar como as discussões sobre a temática racial na escola é abordada nos documentos oficiais e qual seu viés para a disciplina Educação Física.

Em consonância com o entendimento dos autores é importante destacar que é de crucial importância realizar a problematização do compromisso da Educação Física escolar com a demanda histórica da população negra por inclusão social, vide Lei nº 10.639/2003, e ressaltar o compromisso da Educação Física escolar com essa inclusão.

É importante destacar que no Brasil, a demanda da população negra por inclusão social advém das distinções e desigualdades raciais presentes na sociedade contemporânea, herdadas do regime escravocrata. O estudo do ensino das relações étnico-raciais vem ganhando destaque nos últimos anos, o âmbito escolar, a efetivação da Lei de n° 10.639/2003, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em 2003, trouxe a obrigatoriedade escolar do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas grades curriculares dos ensinos fundamental e médio.

Ao analisar a presente temática da diversidade racial e a Educação Física escolar na Revista Brasileira de Ciências do Esporte, no período de 1979 a 2013, considerando a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a homologação da Lei Federal nº 10.639/2003, os autores Sales e Almeida evidenciam a predominância da capoeira nas produções, tanto envolvendo, quanto não envolvendo, o contexto escolar. Os supracitados autores ainda destacam a pouca valorização de outras expressões da cultura negra que apresentam dimensões valiosas para a contextualização da corporeidade na Educação Física. Por fim, corroborando com os autores Sales e Almeida, a importância da problemática esboçada na Lei 10.639/2003 deve ser uma problemática essencial para a Educação Física escolar, que teve sua história ligada ao higienismo e eugenia racial. Frente a isso, a Educação Física escolar tem o compromisso de inserir os alunos na cultura corporal africana e afro-brasileira, resgatando essas práticas que por muito tempo foram relegadas na sociedade. Para tanto, o professor deve fazê-lo de forma a promover a inclusão social dos negros e incentivar o respeito à diversidade.

O autor Bozzi, (2008) é citado pelos autores Sales e Almeida trazendo a seguinte reflexão que o corpo é a principal forma de manifestação, sendo fruto do preconceito imposto pela sociedade, onde o sujeito precisa seguir um padrão para se adequar ao atlético perfeito, estando disposto a passar por situações de calamidades humilhantes, preconceituosas, racistas e discriminativas.

Desse modo pode-se concluir que sendo assim, é pertinente estudar as questões étnico-raciais produzidas/publicadas, procurando refletir sobre a temática diversidade racial na Educação Física já que, como afirmado pelos autores Sales e Almeida, a Educação Física possui elementos e conteúdos que podem ser debatidos e pedagogizados oferecendo subsídios para a discussão étnico-racial, os autores ainda concluem que de acordo com o estado da arte acerca da relação diversidade racial e Educação Física na RBCE (1979 a 2013) foi possível evidenciar que essa temática permeia esse periódico timidamente, constando, no período de trinta e quatro anos de existência da revista, um total de vinte cinco publicações que aparecem a partir de dez anos após sua criação. Dentre essas publicações, oito enfocam nosso foco central de investigação, a relação diversidade racial e Educação Física escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com