TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Artigo: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

1 - SÍNTESE REFLEXIVA

As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra a estória de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admirava as tranças de todas as mulheres de sua aldeia,principalmente de sua irmã, e começa a questionar as pessoas,os pássaros e a si mesma, quando vai poder ter tranças longas. Por se tratar de uma regra da aldeia, só as mulheres mais velhas tem tranças, e avó explica a Bintou que o mais importante e ser criança, ela fica mais conformada.

Bintou foi muito corajosa ao ajudar a salvar dois amigos que quase se afogaram, sua família ficou muito feliz, e elogiaram amenina tão especial que era, e sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos.

A Estória faz compreender a diversidade da cultura Africana, suas cores, sua raça, seus cabelos crespos e sua felicidade, a menina realmente se senti feliz por entender a cultura e os costumes que faz parte.

A criança ao ler a estória aprende a dar valor a sua cor, ao seu cabelo, sua condição e começa a entender que a felicidade não depende somente de algo que desejam tanto, mas da para ser feliz se aceitando como elas realmente são, ensina também o respeito pela diversidade de cultura.

2 – CONTEXTUALIZAÇÃO COM O TEXTO ESTUDADO

segundo o texto de Harlan, J.D, poderíamos contextualizar de varias formas de aprendizagem a Estória “ As tranças de Bintou”, poderíamos enfatizar cada atividade detectada no texto.

O texto utilizou atividades matemáticas, quando frisa a quantidade de birotes do cabelo de Bintou, que faz com que as crianças atentem a Estória, a atividade matemática é parte integrante de toda a ciência,uma vez que oferecem vias de qualificação e registro.

Mostra a diversidade da cultura Africana, mostrando a beleza de suas cores, a alegria do povo, e diversidade da natureza, enquanto mostrava a menina questionando, o porquê de não poder ter tranças.

A literatura esteve presente enquanto a avó narrava a estória, explicando o porque as crianças da aldeia não usam tranças.

3 – ATIVIDADES PROPOSTAS

Algumas atividades poderiam ser desenvolvidas para aprendizagem do texto “As tranças de Bintou”, abaixo a relação de atividades com seus respectivos materiais a serem utilizados, para compreensão das crianças:

Atividade 1 - Ensinar através da matemática, utilizando uma boneca feita de EVA, onde os alunos colocariam a quantidade de birotes de acordo com o texto na cabeça da boneca. Material (EVA).

Atividade 2 – Ensinar utilizando a natureza, a atividade deverá ser feita em ar livre, em um parque ou jardim da escola, onde as crianças possam ter contato com a natureza, flores, grama e pássaros, ensinar a fazer um origami Japonês de pássaros . Material ( Parque ou Jardim, papel colorido).

Atividade 3 – Ensinar usando a alfabetização, com letreiros feitos de EVA, e durex para pregar as letras no quadro, pedir aos alunos que montem o nome dos personagens no quadro. Material ( EVA, Tesoura, Durex, quadro).

Atividade 4 – Através da Arte e música,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com