TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As melodias que se unem e a repressão dissonante: Uma ótica da participação dos grupos musicais da Polícia Militar de Minas Gerais face à filosofia de integração comunitária.

Por:   •  12/10/2016  •  Artigo  •  5.290 Palavras (22 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 22

As melodias que se unem e a repressão dissonante: Uma ótica da participação dos grupos musicais da Polícia Militar de Minas Gerais face à filosofia de integração comunitária.

Rafael do Nascimento Martins

Fundação Pedro Leopoldo

Resumo

A integração social se tornou papel fundamental na atividade fim da Polícia Militar de Minas Gerais que estabeleceu seus viés voltados para o policiamento comunitário e os ideais dos direitos humanos. Num período não distante, em que a política estava cercada por ordens e hierarquias à frente das decisões na nação brasileira, a repressão era o ponto presente em que contrastava com as críticas e opiniões públicas. A sociedade não tinha seu valor diante aos objetivos propostos pelos comandos culminando no período da ditadura. Após a conquista da democracia e a constituição, as vozes e os sons começaram a ecoar e ultrapassar os muros aquartelados. Com isso, obteve um crescimento na necessidade de uniões entre o público interno e externo. Ficou presente nesse momento, o amplo processo de mudança organizacional voltada para a comunicação e as relações públicas em que a sociedade se tornou um cliente em potencial. E assim, poder trabalhar em coordenação com outros pensamentos em busca de resolver um problema eminente. Dentre as ferramentas estipuladas pela corporação nessa mudança de paradigmas, foram apresentados novos conhecimentos e estratégias, dentre elas, o serviço das agremiações musicais da PMMG que são: as bandas, a Orquestra Sinfônica e a Academia Musical Orquestra Show (AMOS) que, através de suas apresentações, proporciona momentos de entretenimento, cultura, interação e humanização em diversos eventos. Com isso permite mostrar pontos característicos na imagem, no marketing, na prevenção e nos itens essenciais para a aproximação social.

Palavras- chaves: PMMG - Polícia Comunitária – Música

Abstract

Social integration has become a fundamental role in the activity order of the Military Police of Minas Gerais, which established its bias focused on community policing and the ideals of human rights. In a not too distant period in which the policy was surrounded by orders and hierarchies decisions ahead of the Brazilian nation, repression was at this point that contrasted with the critical and public opinions . The company had no value on the objectives proposed by the culminating period of the dictatorship commands. After the conquest of democracy and the constitution, the voices and the sounds began to echo and surpass the barracks walls. Thus, achieved growth in the need for couplings between the internal and external audiences. Was present at that time, the broad process of organizational change focused on communication and public relations in that society has become a potential client. And so, to work in coordination with other thoughts seeking to resolve an outstanding issue. Among the tools set forth by the corporation in this paradigm shift , new knowledge and strategies , among them the service of musical associations that are PMMG were presented : the bands , the Symphonic Orchestra and the Academy Orchestra Musical Show ( AMOS ) that , through their presentations , provides moments of entertainment , culture, interaction and humanization in several events . With that allows showing characteristic points in the image, marketing, prevention and essential items for the social approach.

Keywords: PMMG - Community Policing - Music

Introdução

Na vivência humana contemporânea, numa nítida amostra aos aspectos implantados do estilo de época atual, as mudanças de pensamentos e atitudes sociais, políticas e econômicas mostram característica que necessitam de um desenvolvimento na unificação de seus valores em prol do crescimento e desenvolvimento dos pontos primordiais para se viver em conjunto com dignidade e cidadania. Influenciados pelos contextos históricos, as procuras lucrativas econômicas, as descobertas presentes e as conquistas futuras veem disseminando visões concretas e diversificadas em relação aos objetivos e à própria imagem das forças de segurança pública. A Polícia Militar de Minas Gerais, após as influências emanadas de sequelas da ditadura e visões de políticas contrastantes com seus ideais, tem buscado na força da integração comunitária a alavanca pra atingir um pódio desejado. Este artigo traz pontuações de atividades militares com ênfase no trabalho do policiamento comunitário e as agremiações musicais que são ferramentas fortes na atuação de aproximação social em prol de ajudar na atividade fim da instituição e assim possibilitar tornar Minas o melhor Estado para se viver. (Sistema de Gestão Estratégica da Polícia Militar de Minas Gerais. Pág. 14.)

PMMG

Dentre os itens gerenciados pelas forças do governo do Estado Mineiro em prol da segurança pública se encontra a instituição da Polícia Militar de Minas Gerais com seus processos históricos, filosofias e estratégias. Esta corporação bicentenária tem desenvolvido e realizado concretos estudos e pesquisas na busca da excelência em relação ao trabalho constante de suas ideologias e ao amadurecimento das múltiplas ferramentas para a conquista da eficácia em sua atividade fim. Há várias situações de buscar o entendimento nas áreas de liderança, cultura organizacional e outros pontos primordiais para a renovação e transformação que imprime o contexto de macro mudanças, relação do sistema com o ambiente e o gerenciamento dos recursos humanos para lidar com os desafios apresentados às gestões organizacionais. Em suas atividades que trazem impactos sociais e políticos, trabalha com diversas mudanças que buscou reconhecimento, inovação e fortalecimento, a exemplo do processo de integração geral com a comunidade num propósito de dar ênfase em tornar o público externo um cliente no centro do negócio.

Estamos diante de um cenário em que o setor público tem se dedicado a promoção de mudanças que demonstrem eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão. Uma real possibilidade de atingir, por intermédio de mecanismos da avaliação, a qualidade dos serviços prestados e o grau de satisfação com o atendimento recebido. (Sistema de Gestão Estratégica da Polícia Militar de Minas Gerais. Pág. 04.)

Apresenta então, relações de união de pensamentos e conceitos, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com