TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais dimensões da desigualdade

Seminário: As principais dimensões da desigualdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

01) As principais dimensões da desigualdade são o PRESTÍGIO, o RENDIMENTO e a AUTORIDADE. Já as principais formas de estratificação social são: ESCRAVIDAO e SERVIDÃO, CASTAS, TRÊS ESTADOS, sendo que na primeira há dois tipos de homem, os livres detentores de posse e os que pertencem a eles (os escravos).

O servo é preso ao senhor, mas não pode ser vendido, ou a terra, a qual ele não pode abandonar. Há também sociedade com semi-servidão, onde o devedor emprenha a sua própria pessoa ao credor, o “patrão”.

As castas são grupos sociais estritamente delimitados e hierarquizados segundo uma ordem de dignidade, de prestigio ou de “pureza” reconhecida e aceita por todos, baseada em religião. Cada indivíduo nasce em uma casta da qual não pode sair, devendo casar-se também com um membro. Além disso, a casta define também o grau de poder que se pode ambicionar

Os três estados do Antigo Regime possuíam direitos diferentes, mas o clero e a nobreza dispunham-se de privilégios e o terceiro estado tinha o direito à existência.

2) Marx teórico, se esforça para simplificar as classes sociais e suas oposições e dois grandes grupos. Para ele, classe se define em: um lugar no processo de produção e em sua relação com outras classes; dessa maneira, o que faz com que exista “classes” e não apenas grupos com situações comuns, é o fato, por exemplo, dos operários serem explorados por outra classe, a burguesia, que se apropria desse operário através da mais-valia, por serem proprietários dos meios de produção. Para Marx, a classe é uma noção global que agrupa todas as características, divergentes entre os grupos, gerando as desigualdades. Os modos de vida e as ideologias, se explicam como comportamento de classes.

O termo polarização diz a respeito da dinâmica entre a luta de classes; é a luta que acarreta a polarização.

3) Segundo Weber, Estratificação Social são as diferenças entre indivíduos e grupos em uma sociedade, e que podem advir de três ordens: ordem econômica, ordem social e ordem política. A dimensão econômica é representada pelo rendimento e é ligada a classe. A dimensão social é representada pelo “status” e pela honra, ou seja, pela posição social que leva um indivíduo a ter determinado prestígio. Por fim, a dimensão política é representada pelo poder que os indivíduos têm em uma sociedade no âmbito da política.

4) Mobilidade intrageracional é a carreira socioprofissional dos indivíduos ao longo de sua vida. Segundo Henri Mendras, existem profissões que possuem uma carreira em que há a possibilidade de se ascender regularmente, e profissões em que o indivíduo se permanece estável em sua carreira durante toda a vida.

A mobilidade profissional se refere aos indivíduos que podem, ao longo de sua vida, mudar de profissão ou de setor de atividade. Um fato que obriga as pessoas a mudarem de função ocupacional é o crescimento econômico que acarreta em uma modificação da estrutura das profissões.

Por fim, a mobilidade estrutural se refere a uma mobilidade social gerada por uma transformação global da estrutura da sociedade. Esse tipo de mobilidade só pode ser analisada tomando-se como base dados de diferentes décadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com