TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos E Impactos No Ambiente Familiar

Trabalho Universitário: Aspectos E Impactos No Ambiente Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas de Gestão Ambiental

Estudo sobre aspectos e impactos ambientais no ambiente familiar.

O meio ambiente tem grande importância na vida dos seres humanos. Dele extraímos os recursos para a nossa sobrevivência, como a água, comida, e diversos outros meios de sobrevivência. Sem falar de sua influência na economia, política, etc. Porém, o homem vem explorando demais estes recursos, esse uso abusivo vem trazendo muitas consequências desertificação, escassez de recursos etc. Além do abuso dos recursos naturais, o homem vem cada dia mais contaminando o ambiente, com a liberação de gases, resíduos tóxicos e diversos materiais no ambiente.

Diante deste problema, é necessário que o ser humano identifique cada aspecto ambiental dentro de sua organização (Seja ela uma empresa ou simplesmente o ambiente familiar), e criar um sistema de gestão ambiental capaz de estabelecer medidas para que o problema possa ser evitado ou minimizado.

Para implantar tal sistema, é necessário identificar aspectos (causa) e impactos (efeitos) e criar medidas para anular ou diminuir os impactos. O objetivo deste trabalho é identificar aspectos e impactos, pensando em medidas para evita-los no ambiente mais comum para o homem, o Ambiente Familiar.

A tabela abaixo retrata algumas atividades comuns dentro de casa, com seus aspectos, impactos e se hover, soluções.

Ação Aspecto Impacto Solução

Consumo de lixo Descarga de produtos orgânicos e inorgânicos e tóxicos no ambiente (mesmo que em aterros).

Contaminação do solo. Não há medidas estabelecidas para isso, porem a coleta seletiva ajuda a diminuir o volume de resíduos, assim precisando de menos aterros.

Churrasco no fim de semana Descarga de gases como o co2 no ambiente Contaminação da atmosfera. Substituição da churrasqueira a carvão pela churrasqueira elétrica.

Limpeza da casa, Lavagem de roupa etc. Geralmente após o uso, os produtos de limpeza são despejados nos ralos. Contaminação das redes de águas com produtos químicos. Não são conhecidas medidas para evitar tal impacto, porém deve-se ter consciência e utilizar somente o necessário, para assim diminuir a contaminação.

Fritar alimentos Liberação de gordura e alguns gases no ambiente. Contaminação da atmosfera. Recomenda-se o uso sempre que possível de um exaustor, para que este possa filtrar o ar antes de liberá-lo no ambiente.

Sendo assim podemos perceber que a maioria das atividades do lar causam algum impacto no ambiente, e que também a maioria deles pode ser minimizado com medidas simples e baratas. Como mais um exemplo, o banho: responsável pelo maior consumo domestico de água, seu impacto é o desperdício de água, que pode ser diminuído reduzindo o tempo do banho, e desligando o chuveiro quando se esta ensaboando o corpo, cabelo ou outras coisas.

Vemos então que o homem tem a faca e o queijo na mão para ajudar o planeta em que vive, cabe a ele ter a consciência de que ajudando o ambiente, esta garantindo qualidade e longevidade de vida a ele, aos outros e ao planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com