TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos mais marcantes do filme: Gandhi, com direção de Richard Attenborough

Resenha: Aspectos mais marcantes do filme: Gandhi, com direção de Richard Attenborough. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Resenha  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

O Serviço Social é uma profissão também de caráter sociopolítico. (conjunto de valores, crenças, que sustentam uma visão de mundo).

Política é um dos desafios que estão presentes no serviço social. Neste nível de competência política reside a capacidade de compreensão do campo de forças políticas em presença no espaço sócio institucional em que se processa a intervenção profissional. Evidentemente que tal percepção não dispensa um entendimento vindo das ciências sociais, especialmente da ciência política que propicia um razoável entendimento do que é o estado, da relação estada- sociedade, estado-mercado, os movimentos sociais, sindical, o terceiro setor etc...

O resultado desta capacidade resulta na obtenção (processual) de habilidades de estabelecer relações políticas no âmbito sócio-institucional de movimentar-se profissionalmente em um ambiente de conflitos de embates entre diferentes projetos sociais. Através de seu saber profissional num diálogo interprofissional e interinstitucional. Saber ganhar e perder nestes embates políticos, saber lidar entre diferentes discursos políticos, governos, movimentos sociais, ONGs, empresas, atores políticos sem oportunismo, mantendo coerência com um determinado projeto de intervenção profissional. Saber estabelecer estratégias e táticas (FALEIROS, 1998), valendo das habilidades de estabelecer relacionamentos sociopolíticos favorecedores do projeto ético-profissional e do alcance dos objetivos a curto, médio e longo prazo, possuir uma visão de futuro destas relações sociais é parte da essência da competência profissional. “Ou “seja, o bom profissional do serviço social precisa de competência para analisar, intervir nas situações” problemas” e encontrar caminhos, construir estratégias e utilizar um conjunto de instrumentos e técnicas para potencializar os recursos dos próprios sujeitos que se transformam em usuários dos serviços sociais e da sociedade para transformação da realidade na qual atua o assistente social.

Aspectos mais marcantes do filme: Gandhi, com direção de Richard Attenborough.

-A luta contra o ódio sem reagir.

-A necessidade de convivência ecumênica entre Induz e Mulçumanos.

-Gandhi em buscar justiça por meios pacíficos.

O aspecto mais marcante do filme talvez tenha sido o ponto de maior repercussão de uma carreira pessoal de constante busca de justiça, harmonia, liberdade e paz,sem dúvida é apenas um marco entre tantos outros agregados a vida desse ser humano fabuloso nascido na Índia e educado no próprio Reino Unido.

O mais interessante a respeito desse pacifista e agitador em prol da liberdade da Índia é a clara noção que possuía de que a independência do país só poderia ser alcançada se os indianos abrissem mão dos hábitos e práticas dos colonizadores, tornassem vivos os seus costumes (língua, religião, gastronomia, música, literatura...) e se valorizassem enquanto povo, cultura e nação.

RELATORIO PARCIAL: texto crítico, identificar as principais questões sociais destacadas no filme, estabelecer um paralelo com a realidade da questão social no Brasil.

O filme fala sobre o homem que subiu de simples advogado a símbolo mundial de paz e tolerância. Uma obra prima imprescindível, Gandhi é uma história inteligente sobre ativismo, política, tolerância religiosa e liberdade. Mas no centro de tudo isso, está um homem extraordinário que lutou por uma existência pacificadora e libertou uma nação.O filme mostra a situação de pobreza e exploração do povo indiano e momentos de sua luta e organização.

AS QUESTÕES SOCIAIS: A dedicação de um a vida em prol da necessidade de um povo,Gandhi propaga a não violência, uma Índia livre e uma convivência ecumênica entre Hindus e Mulçumanos contanto que Deus fosse venerado.

O conflito com o imperialismo Inglês e após a independência entre Hindus e Mulçumanos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com