TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 2 - Antropologia

Monografias: Atividade 2 - Antropologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  10.189 Visualizações

Página 1 de 7

Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

Sobre as relações do diálogo empreendido pelo estruturalismo de Lévi-Strauss com as teorias de Sigmund Freud, julgue as opções a seguir:

I. O método estruturalista pode apreender o que está oculto na análise da descrição da cultura estudada.

II. O inconsciente é considerado uma chave interpretativa para acessar o entendimento da cultura estudada.

III. O homem não é traduzido apenas pela racionalidade, mas também pelos processos do inconsciente na análise da cultura.

Assinale a alternativa CORRETA:

Resposta Selecionada: c.

I, II e III

Respostas: a.

I

b.

I e III

c.

I, II e III

d.

I e II

e.

II

Feedback da resposta: O método estruturalista na antropologia compreende que: pode apreender o que está oculto na análise da descrição da cultura estudada; O inconsciente é considerado uma chave interpretativa para acessar o entendimento da cultura estudada e O homem não é traduzido apenas pela racionalidade, mas também pelos processos do inconsciente na análise da cultura.

Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

Lévi-Strauss foi um dos principais mentores do estruturalismo e, segundo sua proposta antropológica, indicou condições para que o pensamento estruturalista fosse efetivado como proposta metodológica.

Julgue as opções a seguir sobre a proposta acima comentada:

I. O estruturalismo de Lévi-Strauss apresenta caráter sistêmico.

II. O estruturalismo de Lévi-Strauss parte da concepção de que todo modelo pertence a um grupo de transformações.

III. O estruturalismo de Lévi-Strauss é um modelo aberto a novas análises.

Assinale a alternativa correta:

Resposta Selecionada: c.

I, II e III

Respostas: a.

II

b.

II e III

c.

I, II e III

d.

I

e.

I e II

Feedback da resposta: As opções corretas são: I. O estruturalismo de Lévi-Strauss apresenta caráter sistêmico; II. Para Lévi-Strauss todo modelo pertence a um grupo de transformações e III. Para Lévi-Strauss o estruturalismo é um modelo aberto a novas análises.

Pergunta 3

0 em 0,25 pontos

Lévi-Strauss efetivou a construção de suas teorias, também, a partir da interlocução com a psicanálise.

Tomando como pressuposto a afirmativa acima, considere as asserções abaixo:

I. O antropólogo Lévi-Strauss considera que o nível da consciência não traduz na integridade o ser humano.

II. O antropólogo Lévi-Strauss considera que o surgimento do inconsciente como problemática de estudo introduz uma crítica à concepção de racionalidade.

III. O antropólogo Lévi-Strauss compreende que a razão não é a única que possibilita conhecer o homem.

IV. O antropólogo Lévi-Strauss compreende que a razão é a única que possibilita o conhecimento humano.

Marque a alternativa correta:

Resposta Selecionada: e.

I e II

Respostas: a.

II e III

b.

I e III

c.

IV

d.

I, II e III

e.

I e II

Feedback da resposta: As opções corretas são: I. O antropólogo Lévi-Strauss considera que o nível da consciência não traduz na integridade o ser humano; II. O antropólogo Lévi-Strauss considera que o surgimento do inconsciente como problemática de estudo introduz uma crítica à concepção de racionalidade e III. O antropólogo Lévi-Strauss compreende que a razão não é a única que possibilita conhecer o homem.

Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

Julgue as afirmativas abaixo no que se refere à observação etnográfica para Lévi-Strauss:

I. As estruturas são evidenciadas pela observação etnográfica realizada de modo “distante", ou seja, “distante” em termos analíticos, mas presencial com o grupo estudado no lugar.

II. As estruturas não podem ser evidenciadas pela observação etnográfica realizada de modo “distante", ou seja, “distante” em termos analíticos, mas presencial com o grupo estudado no lugar.

III. As estruturas são evidenciadas pela observação etnográfica, tomando como pressuposto que a reflexão gera o distanciamento para uma melhor análise da cultura estudada.

Assinale a alternativa correta:

Resposta Selecionada: d.

I e III

Respostas: a.

I

b.

I e II

c.

II

d.

I e III

e.

III

Feedback da resposta: As opções corretas são: I. As estruturas são evidenciadas pela prática etnográfica realizada de modo “distante", ou seja, “distante” em termos analíticos, mas presencial com o grupo estudado no lugar; III. As estruturas são evidenciadas pela prática etnográfica, tomando como pressuposto de que a reflexão gera o distanciamento para uma melhor análise da cultura estudada.

Pergunta 5

0,25 em 0,25 pontos

A antropóloga Margareth Mead demonstra que há tipologias diferenciados de organização cultural.

Julgue as opções a seguir sobre as culturas pós-figurativas:

I. A cultura pós-figurativa é uma cultura na qual a mudança é tão lenta e tão imperceptível que os avôs, segurando os seus netos recém-nascidos no colo, não são capazes de imaginar para eles um futuro diferente do que foi o seu próprio passado, prevalecendo a tradição e as marcas do passado.

II. A cultura pós-figurativa representa uma influência dominante que não provém dos mais velhos da sociedade ,e sim dos dos contemporâneos, daqueles que, sejam eles crianças ou adultos, pertencem a uma mesma classe ou categoria de idade.

III. A cultura pós-figurativa são as sociedades em que os adultos aprendem com os jovens.

IV. A cultura pós-figurativa pode ser exemplificada com as novas tecnologias.

A alternativa correta é:

Resposta Selecionada: b.

I

Respostas: a.

III e IV

b.

I

c.

II

d.

IV

e.

III

Feedback da resposta: A alternativa correta é: I. A cultura pós-figurativa é uma cultura na qual a mudança é tão lenta e tão imperceptível que os avôs, segurando os seus netos recém-nascidos no colo, não são capazes de imaginar para eles um futuro diferente do que foi o seu próprio passado, prevalecendo a tradição e as marcas do passado.

Pergunta 6

0,25 em 0,25 pontos

A antropóloga Ruth Benedict é outra expoente significativa do culturalismo norte-americano, que também realizou em seus estudos a vertente de estudo configuracional da cultura (configuracionismo).

Analise as opções a seguir sobre a proposta antropológica de Ruth Benedict:

I. Concebe que há determinados aspectos da cultura que são assimilados pelos indivíduos e que expressam um tipo de personalidade idealizada pela cultura.

II. Concebe que há padrões culturais compreendidos como "grande arco" em que estão elencados determinados interesses de grupo em questão.

III. Concebe que não há interdependência entre o comportamento individual e comportamento do próprio grupo, pois são separados.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta Selecionada: e.

I e II

Respostas: a.

II

b.

I

c.

III

d.

II e III

e.

I e II

Feedback da resposta: A proposta antropológica de Ruth Benedict postula que: 1. Concebe que há determinados aspectos da cultura que são assimilados pelos indivíduos e que expressam um tipo de personalidade idealizada pela cultura; 2. Concebe que há padrões culturais compreendidos como "grande arco" em que estão elencados determinados interesses de grupo em questão.

Pergunta 7

0,25 em 0,25 pontos

Considere as afirmativas abaixo a respeito das características da escola culturalista:

I. Ênfase no estudo das especificidades culturais locais em termos detotalidade coerente e integrada, mas não necessariamente funcional;

II. Ênfase na estratégia metodológica de comparação de sistemas culturais diferentes;

III. Ênfase na interdisciplinaridade com diversas áreas do conhecimento, excetuando a área da psicologia;

IV. Ênfase no trabalho de campo como metáfora de ́laboratório natural ́do antropólogo”.

A alternativa correta é:

Resposta Selecionada: b.

As alternativas I, II e IV estão corretas.

Respostas: a.

As alternativas I e III estão corretas.

b.

As alternativas I, II e IV estão corretas.

c.

As alternativas I, II e III estão corretas.

d.

As alternativas I e IV estão corretas.

e.

As alternativas I e II estão corretas.

Feedback da resposta: As alternativas I, II e IV estão corretas: I. Ênfase no estudo das especificidades culturais locais em termos detotalidade coerente e integrada, mas não necessariamente funcional; II. Ênfase na estratégia metodológica de comparação de sistemas culturais diferentes; IV. Ênfase no trabalho de campo como metáfora de ́laboratório natural ́do antropólogo”.

Pergunta 8

0,25 em 0,25 pontos

O antropólogo Claude Lévi-Strauss é considerado um dos mais importantes pensadores e teóricos da antropologia de todos os tempos e foi um dos principais mentores do estruturalismo.

Sobre o estruturalismo de Lévi-Strauss, analise as opções a seguir:

I. A estrutura da mente dos povos considerados “primitivos” é igual à das culturas mais complexas, consideradas civilizadas, porque parte de princípios comuns que há em todos os seres humanos.

II. A estrutura da mente dos povos considerados “primitivos” é inferior à das culturas consideradas civilizadas, porque sua estrutura apresenta limites cognitivos.

III. O estruturalismo de Lévi-Strauss é um modelo que produz uma explicação do funcionamento dos fatos apresentados nas realidades culturais e é aberto a considerar modificações ocorridas nos elementos que compõem a cultura.

Assinale a alternativa CORRETA:

Resposta Selecionada: e.

I e III

Respostas: a.

I

b.

II

c.

II e III

d.

I e II

e.

I e III

Feedback da resposta:

A estrutura da mente dos povos considerados “primitivos”, para Lévi-Strauss, é igual à das culturas mais complexas, consideradas civilizadas, porque parte de princípios comuns. O estruturalismo levistraussiano é um modelo que produz uma explicação do funcionamento dos fatos apresentados realidades culturais, embora seja aberto a considerar modificações nos elementos que constituem determinada cultura. Portanto, a estrutura da mente dos povos considerados “primitivos” não é inferior à das culturas consideradas civilizadas e não apresenta limites cognitivos.

Pergunta 9

0,25 em 0,25 pontos

Claude Lévi-Strauss nasceu em1908, na Bélgica, numa família judaica. Faleceu na França, em 2008, com 100 anos de idade, região em que construiu sua carreira como antropólogo e como professor no Collège de France. É considerado um dos maiores expoentes o pensamento estruturalista e da antropologia.Lecionou na Universidade de São Paulo na década de 1930.

O trabalho de campo do antropólogo Claude Lévi-Strauss foi desenvolvido com os índios Bororo e Nhambiquara no país:

Resposta Selecionada: c.

Brasil

Respostas: a.

Portugal

b.

Estados Unidos

c.

Brasil

d.

Escócia

e.

Austrália

Feedback da resposta: O trabalho de campo do antropólogo Claude Lévi-Strauss foi desenvolvido com os índios Bororo e Nhambiquara no: Brasil.

Pergunta 10

0,25 em 0,25 pontos

Julgue as opões abaixo no que se refere ao trabalho de campo do antropólogo na acepção do antropólogo Lévi-Strauss:

I. A cultura é possível ser desvendada numa primeira observação de seus valores, crenças e tradições.

II. A cultura só pode ser desvendada ao extrapolar a experiência da percepção espontânea e das primeiras observações num trabalho de campo.

III. A cultura é possível ser desvelada tomando como base que os homens fazem parte de uma estrutura que ignoram e desconhecem no todo.

Assinale a alternativa CORRETA:

Resposta Selecionada: e.

II e III

Respostas: a.

I e II

b.

III

c.

I

d.

II

e.

II e III

Feedback da resposta: Sobre o trabalho de campo de um antropólogo, na visão de Lévi-Strauss, que: A cultura só pode ser desvendada ao extrapolar a experiência da percepção espontânea e das primeiras observações num trabalho de campo e a cultura é possível ser desvelada tomando como base que os homens fazem parte de uma estrutura que ignoram e desconhecem no todo.

...

Baixar como  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »