TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar Ciências Sociais

Casos: Atividade Complementar Ciências Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Colaborativa

Disciplina: Ciências Sociais

Ao longo da disciplina Ciências Sociais, estudamos diferentes conceitos ligados à sociedade midiática, tais como “sociedade de massas”, “indústria cultural” e “reprodutibilidade técnica”.

Neste sentido, a atividade colaborativa solicita que você aborde um programa, novela ou seriado, ou seja, um programa televisivo brasileiro, e elabore uma reflexão crítica sobre ele.

Por exemplo, seu texto pode discorrer sobre o Big Brother Brasil, colocando-o como parte da indústria cultural, e responder às seguintes perguntas: o programa é um bem cultural ou um produto? Tem alguma serventia para a sociedade? Qual o motivo de ainda permanecer no ar?

Atividade:

Analisar criticamente um exemplo da produção televisiva atual no Brasil, por meio da produção de um texto que tenha entre 30 e 40 linhas.

Vamos aos passos da atividade!

Passo 1: Leia os textos, a seguir, a respeito de alguns produtos televisivos brasileiros. Observe como os autores fazem uma análise crítica desses programas, observando pontos positivos e negativos das produções.

 CAMPANELLA, Bruno. Investindo no Big Brother Brasil: uma análise da economia política de um marco da indústria midiática brasileira. E-Compós, abr. 2007. Disponível em: <http://www2.eptic.com.br/sgw/data/bib/artigos/48617cf529faed2fc60672d1ecf0efe6.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2014. Se preferir, clique aqui.

Atividade Colaborativa | Ciências Sociais

© DIREITOS RESERVADOS

Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. 2

 CAMPOS, Maria Teresa Cardoso de. Telenovela brasileira e Indústria Cultural. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. XXV, n. 1, 2002. Disponível em: <http://200.144.189.84/revistas/index.php/revistaintercom/article/viewFile/446/415>. Acesso em: 11 ago. 2014. Se preferir, clique aqui.

 COSTA, Cristina. Sociologia: questões da atualidade. São Paulo: Moderna, 2010. Capítulo 5.

Dica: A atividade está fundamentada nas Aulas 5 e 6 principalmente. Nos materiais dessas aulas, você encontra os principais recursos para realizar a atividade. As aulas anteriores podem também contribuir como suporte teórico para suas análises.

Saiba Mais:

Assista ao documentário que mostra uma perspectiva crítica da produção cultural realizada pela Rede Globo. Foi produzido pelo Channel 4, do Reino Unido. É um bom exemplo da desconstrução crítica que pode ser feita da produção cultural televisiva no Brasil.

Roberto Marinho

MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE. Direção de Simon Hartog. Reino Unido. 1993. Documentário. 93 min.

Beyond Citizen Kane (Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog, exibido em 1993 pelo Channel 4, emissora pública do Reino Unido, que tem como objetivo mostrar as relações entre a mídia e o poder do Brasil, focando na análise a figura de Roberto Marinho, jornalista, fundador e proprietário da Rede Globo de televisão.

Atividade Colaborativa | Ciências Sociais

© DIREITOS RESERVADOS

Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. 3

Passo 2: Agora é o momento de trocar ideias e informações no Fórum Geral. Utilize a ferramenta para debater sobre a programação televisiva no Brasil. Participe da discussão considerando os programas que você tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com