TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Da Aula 01

Exames: Atividade Da Aula 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 e 4

Atividade da aula 01

Por que dizemos que a produção do conhecimento segue caminhos particulares, exigindo o rigor da pesquisa científica da reflexão, da sistematização do conhecimento? Comente. (mínimo 7 linhas).

Resposta: Os artifícios metodológicos no estudo de um fato devem satisfazer os critérios que cubram de consistência, validade e confiabilidade os resultados. Sendo assim, a obediência ao referencial teórico e metodológico seguido e a precisão nas informações apresentadas. A fabricação do conhecimento segue passagens protegidas, exigindo a precisão da pesquisa científica da reflexão, da sistematização do conhecimento. O caminho a ser seguido na pesquisa será apontado pelo elemento de estudo e a metodologia não é uma camisa de força na qual o elemento deve se harmonizar-se, mesmo porque esse é eficaz, como o conhecimento. Implica que se estude o objeto lembrando diferentes aspectos, mas sempre com metodologias e rigorismo.

Atividade da aula 02

Conforme estudos em aula, desenvolva uma reflexão sobre a frase: Ao analisarmos teoria e fatos, deixamos de lado uma etapa intermediária, constituída pelas leis. O que isto quer dizer? Explique. (mínimo 7 linhas).

Resposta: Ao considerarmos teoria e fatos, deixamos de lado uma etapa intermediária, formada pelas leis. Assim como as teorias, aparecem da necessidade que se tem de descobrir explicações para os fatos da realidade. Os fatos são alcançados por meio de suas amostras, e o estudo aponta a conduzir à descoberta de aspectos constantes aos diferentes fenômenos, por meio da aprovação e da generalização. As principais funções de uma lei específica é a de sintetizar grande quantidade de fatos e aceitar, prever novos fatos, se um fato “se enquadra” em uma lei, ele se comportará conforme o estabelecido pela lei.

Atividade da aula 03

Conforme a frase: O pensamento ultrapassa o conhecimento intelectual, mas é pelas operações do pensamento, concepção, juízo e raciocínio que se caracteriza melhor a atividade cognitiva do espírito. Descreva: o que vem a ser Conhecimento intelectual? Qual a sua objetividade? Para que serve? – estas questões devem ser respondidas separadamente. (mínimo de linhas para cada questão 4).

Atividade da aula 04

Por que dizemos que a leitura crítica ou reflexiva pressupõe um esforço deliberado e consciente de percepção dos significados, através da análise, comparação, diferenciação, síntese e julgamento do que se está lendo, com objetivo de avaliar a importância do assunto para o conjunto do trabalho. Discorra. (mínimo 7 linhas).

Resposta: A leitura crítica ou reflexiva provoca a preocupação com a identificação das ideias centrais do texto. Uma vez determinado o que se quer ler, após ter-se realizado a leitura seletiva, realiza-se a leitura crítica que é o período em que se busca recolher as ideias centrais. A capacidade de identificar as ideias principais e de diferenciá-las entre si e das secundárias é a fase da leitura que se desdobra em certo número de intervenções que podem ser sintetizadas como identificação e escolha da ideia diretriz e das ideias secundárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com