TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Sociologia

Trabalho Escolar: Atividade De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  4.738 Palavras (19 Páginas)  •  8.726 Visualizações

Página 1 de 19

1 Por que a pobreza incomoda mais a sociedade contemporânea do que as sociedades do passado?

Apesar dos avanços tecnológicos de nossa sociedade e apesar das conquistas inimagináveis da sociedade do século XXI, uma grande parte da população os excluídos, não usufrui dos benefícios alcançados pela sociedade, não desfruta de saneamento básico e, às vezes, nem de um teto. A presença constante, próxima e crescente dessa massa de pobres que segundo alguns cálculos, chega a dois terços da população do terceiro mundo, incomoda e constrange por vários motivos: porque demostra a ineficiência da administração do Estado, do qual se esperam medidas racionais; e esses pobres são excluídos do contingente de consumidores nacionais.

2 De que modo alguns cientistas responsabilizam o sistema social pela geração de pobreza?

Desde o século XIX, economistas e sociólogos tentaram descobrir tendências para o futuro das populações carentes. Thomas Malthus e David Ricardo afirmaram que o capitalismo industrial alcançaria um tal nível de desenvolvimento que os recursos naturais do planeta se esgotariam e as populações seriam assoladas pela fome. Karl Marx, no manifesto do partido comunista, sustentava que o desenvolvimento do modo de produção capitalista levaria a uma constante e irreversível concentração de propriedade e riqueza, monopolizada por poucos, enquanto o restante da população estaria reduzido a um nível econômico de subsistência.

3 Que relação é estabelecida entre pobreza e violência?

A pobreza é estigmatizada, quer pelo caráter de denúncia da falência da sociedade e do Estado em relação às suas funções junto à população. A pobreza é constantemente afastada e excluída do convívio social, eximindo-se de responsabilidade os que com ela se relacionam direta ou indiretamente.A violência e a agressividade aumentam, criando um clima de guerra civil nas grandes cidades, onde os índices de criminalidades são alarmantes. O perfil social dos criminosos também ajuda a reforçar essa associação entre pobreza e criminalidade: os autores dos crimes oficialmente denunciados são geralmente analfabetos, trabalhadores braçais e predominantemente de cor negra.

4 O que você entende por “ exército industrial de reserva”?

É um conceito desenvolvido por Karl Marx, ele criou para designar a grande quantidade de pessoas desempregadas ou subempregadas, que representaria uma massa populacional disponível para a empregabilidade no sistema industrial a qualquer momento, em caso de greves e mobilizações. Uma mão-de-obra barata que anseia por uma situação regular.

5 Por que esse conceito deve ser repensado na sociedade de hoje?

Em primeiro lugar, porque o desemprego cresce em número e em diferentes parcelas da população, agora chamado desemprego estrutural. Em segundo lugar, porque a tecnologia de vanguarda torna a população marginalizada inaproveitável na indústria. Em terceiro lugar, porque, ao que tudo indica, abre-se, nos países mais ricos, uma tendência de permanente diminuição da jornada de trabalho na indústria.

6 O que é dumping social?

É o que consiste na busca de preços competitivos no mercado à custa do aviltamento do trabalho. Dumping social finda por propiciar, além da injusta competição internacional, uma crise no próprio sistema produtivo que aumenta a quantidade de produtos e diminui, perversamente, a capacidade de consumo de um número cada vez mais crescente de pessoas.

7 Afirmamos que a pobreza é relativa. Você já vivenciou esse fenômeno? Relate sua experiência. E a riqueza também é relativa? Argumente.

Não, mais tive uma pequena experiência ao ver, quando estava passando no centro da cidade me deparei com várias situações de muita pobreza, tais como crianças morando na rua, pedindo esmolas para sua alimentação, famílias sem ter casa pra morar e vive na rua pedindo ajuda uns e outros que passa em sua frente.A riqueza é muito relativa por que é tudo relativo a algo.

8 Relatamos algumas medidas que o Estado pode tomar contra o crescimento da pobreza. Faça uma pesquisa nos jornais e procure saber se algumas delas são discutidas nos editoriais.

O que eu encontrei nos editoriais foi o benefício do bolsa família que ajuda com uma pequena renda as familias extremamente pobres.Segundo o governo, a iniciativa vai colocar todos os 22 milhões de beneficiários cadastrados no Bolsa Família acima da linha de extrema pobreza. A estimativa, no entanto, é de que ainda existe cerca de 2,52 milhões de brasileiros não identificados ou cadastrados nos programas sociais vivendo em situação de miséria.

9 Como vivem as camadas pobres nos grandes centros urbanos?

Vivem como podem, à deriva e à revelia dos planejamentos oficiais. Cria-se, em relação a essa população, um sentimento de desconfiança e de insegurança. Há uma relação entre o crescimento dessa população e o aumento da criminalidade nos grandes centros urbanos que se evidencia tanto na mídia como nos estudos de caráter científico.

10 Pesquise a letra da música Haiti, composta por Caetano Veloso e Gilberto Gil em 1993, e analise-a. relacionando o conteúdo da música com os conceitos estudados neste capítulo.

E pobres são como pobres e todos sabem como se tratam os pretos. Uma pequena parte da letra da música dá pra relatar que a discriminação e a desigualdade em relação aos pobres e os negros muitas vezes são discriminados e excluídos dentro da sociedade.

11 Analise os seguintes gráficos, do relatório do banco mundial – Globalização, crescimento e pobreza, de 2002 ( gráficos 1e3) e o do relatório da ONU de projeção do crescimento populacional mundial ( gráfico 2), tendo por base as questões estudadas neste capítulo.

Gráficos 1 e 3 a partir de 1820, a desigualdade da renda mundial medida pelo desvio médio começou a aumentar drasticamente. Em 1870, a incidência da pobreza tinha sido virtualmente constante, caindo a uma taxa de apenas 0,3 por cento ao ano. Desde 1980, o número total de pessoas que vivem na pobreza em todo o mundo continuou a aumentar, só diminuiu cerca de 200 milhões; embora a globalização tem ignorado alguns países, de 1980 número total de pessoas que vivendo na pobreza em todo o mundo tem continuado a aumentar. Gráfico 2 crescimento da população mundial 1804 a 2093; no ano de 1804 -123 bilhões de habitantes, menos habitantes foi no ano de 1987 e 1998 foi de11 bilhões de habitantes. A população mundial registrou um rápido crescimento no século xx.

12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com