TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento E Mudança No Estado Brasileiro

Trabalho Escolar: Desenvolvimento E Mudança No Estado Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

1. Resumo dos vídeos

Proclamação da República (1889): República Federativa dos Estados Unidos do Brazil.

República Velha: República da Espada e República Oligárquica: Deodoro e Floriano assumem a presidência, mas logo depois estabelece-se a formação de uma república civil.

Durante a 1ª República (1989-1930), o Brasil era um país essencialmente agrícola, com produção destinada à exportação. O Impulso industrializador estava restrito às regiões centro-sul (café) e sul do país (pequena propriedade). A partir de 1880 inicia-se a produção de borracha, que provoca uma transformação da área amazônica, com o desenvolvimento de Belém e Manaus. Até 1910, a borracha era o 2º produto de importância econômica, impulsionada pelo consumo de bicicletas e automóveis. Em 1910, ocorre a grande crise da borracha, ocasionada pela concorrência da produção inglesa na Ásia.

Revolta de Canudos (1893-1897) na Bahia. Antonio Conselheiro, reuniu sertanejos, buscando melhores condições de vida . O Governo brasileiro respondeu a esse movimento com violência grotesca, e de maneira alguma tentou escutar as demandas legítimas da população.

Transformação no RJ: imigração de nordestinos e o desenvolvimento de periferias e favelas.

Grande expansão do café: desenvolvimento do mercado interno, cresimento de indústrias no país e imigração em massa de colonos europeus para suprir a mão de obra escrava que havia sido abolida, surgimento de fabriquetas de fundo de quintal, mas também de grandes construções fabris no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Os imigrantes foram responsáveis pelo início de ideias socialistas e anarquistas, a criação de sindicatos e a defesa de direitos trabalhistas.

Em consequência da caristia, ocorre greves importantes no RJ, SP e portos importantes do Brasil. Outros Sinais da crise da 1a república eram evidentes, tais quais o movimento tenentista.

Eleições de 1930: quebra da aliança entre MG e SP que durou até o fim da 1ª República. Eleição de Julio Prestes, candidato de SP gera inconformismo e a tomada do poder por Vargas com o apoio dos militares.

GV no poder: centralizador, modernizador, autoritário. Enfrenta problemas externos e internos na base de apoio. A revolução Constitucionalista perdeu nas armas, mas foi convocada uma constituinte e uma constituição em 1934: voto secreto e eleição de Vargas como chefe do executivo

Destaques: regulação do mercado externo com queima de safras de café, expansão da produção do algodão, impulso industrial, criação de escolas técnicas, golpe do Estado Novo, dissolução do Congresso e partidos, supressão de eleições e da liberdade de expressão.

Crise estado novo: fatores externos e internos - insatisfação com o Estado Novo e vitória das forças democráticas na IIGM. Renúncia de Vargas com conservação do apoio popular.

A era JK: desenvolvimentismo – plano de metas; 50 anos em 5.

Surto industrial: Industria automobilística, desenvolvimento de meios de comunicação e cultura.

Nacionalismo: Inauguração de Brasília

Crescimento da inflação e desestabilização da economia.

O Regime Militar (1964-1985): interrompe o regime populista de João Goulart.

Representantes: Castello Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel, Figeiredo

Destaques: apoio do EUA, descontrole das contas e inflação, aposentadoria compulsória de funcionários públicos, supressão de partidos políticos, cassação de mandatos de deputados, apenas dois partidos ARENA (gov) e MDB (oposição), instituição de atos, luta armada, tortura, milagre econômico, dependência externa.

1968:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com