TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS NO ESTADO BRASILEIRO

Por:   •  29/8/2015  •  Dissertação  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS NO ESTADO BRASILEIRO

TURMA: D

TUTORA: Josilane Paulino Barbosa Barroso

ALUNO (A): Balbino Praxedes de Jesus Junior

MILAGRE BRASILEIRO

TAREFA DA II SEMANA

                 O período compreendido entre 1968 e 1973 na história do Brasil ficou conhecido como “milagre brasileiro”. Foi um momento de forte crescimento da economia nacional. O “milagre Brasileiro” foi utilizado como uma forma de propaganda do governo militar para legitimar seu poder e conseguir o apoio da população.

     Esse crescimento econômico poderia ser facilmente verificado pelas altas taxas do PIB: 4% para 14%, pela redução das taxas de inflação e pela forte entrada de capital estrangeiro no país e pelos investimentos do governo em praticamente todos os setores. O Estado intervém fortemente na economia, tanto que foram criadas mais de 274 estatais durante o Regime militar. O Brasil crescia rapidamente, chegando a ocupar o posto de 8ª economia do mundo em 1970.

                  Todavia, esse crescimento da economia se deu através de muitos empréstimos, causando muito endividamentos externo. Na realidade, o país acumulava riquezas, mas a grande massa via aumentar as ofertas de emprego, mas o valor do salário mínimo era pequeno, assim a disparidade entre ricos e pobres aumentava. Delfim Netto, ex-ministro da fazenda do regime militar justificava que era necessário crescer o bolo e depois dividi-lo, fato que até hoje esperamos acontecer.

                O “milagre brasileiro” foi encerrado meados de 1973 com a crise do petróleo, que levou a recessão da economia do mundo. Além disso, o aumento da dívida externa nos causou diversos problemas como a alta inflação que girou entre 15% a 20% ao ano e criou uma dependência aos credores e ao FMI.

     E assim, com o fim da prosperidade econômica população encontrava-se insatisfeita com o regime, promovendo aos poucos a reabertura democrática culminando com a queda do regime em 1985.

Referências bibliográficas:

Youtube. Disponível em DITADURA MILITAR: MILAGRE ECONÔMICO BRASILEIRO aula 8 Vídeo (6min55s). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=K7OTTNdsZu4. Acesso em: 02 ago. 2015.

http://www.acervoditadura.rs.gov.br/economia.htm. Acesso em 02 de ago.2015.

Referências bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com