TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Max Weber

Artigos Científicos: Atividade Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário:

Introdução 3

Desenvolvimento 4

Considerações finais 8

Referências bibliográficas 9

1- Introdução:

Este trabalho tem por objetivo, apresentar o sociólogo Marx Werber, apontando sua análise sobre a sociedade moderna na educação, bem como as características do processo educacional vista por ele. Ele também aponta a postura do professor diante de tal modelo de escola levando em conta a educação especializada – burocrática ou do treinamento. O trabalho também nos remete a reflexão sobre o nossa vivência na escola, bem como as limitações na nossa formação.

2- Desenvolvimento:

Passo 1: O que Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático?

Ao apontar educação constituída por caráter institucional, racional e burocrático, Marx Weber faz referência a um sistema educacional a qual todos os discentes são iguais, bem como o processo de aprendizagem também ocorra de tal modo, não respeitando assim a individualidade de cada pessoa, o seu conhecimento e a sua forma de aprender, impossibilitando o aluno de refletir e fundamentar suas ideias, sendo submetido a um ensino sem liberdade, ou melhor, um treinamento, sem direito a questionar, como se estivessem presos a uma única verdade (a do professor).

Passo 2: Baseie-se na teoria de Max Weber para apresentar como se comporta o professor neste modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou do treinamento.

Baseando na teoria de Marx Weber o professor em um modelo de escola baseada no fornecimento de uma educação especializada- burocrática ou de treinamento, expondo o papel de treinador, visto que a aprendizagem ocorra de tal modo, disciplinando o aluno a não refletir para impossibilitá-los de ter opiniões próprias, como se eles não tivessem nenhum saber, ou seja, fosse como uma folha em branco, a qual o professor visto como detentor do saber, e nessa posição, fosse o transmissor de todo o conhecimento.

Neste contexto o professor impõe normas e regras, usando as metodologias que lhe forem cabíveis, sem olhar para individualidade de cada aluno, ou sequer ouvi-los, ou abrir o assunto exposto para discussão, sem considerar a capacidade de construção do conhecimento por parte do aluno.

Passo 3: Pense nas suas experiências escolares e reflita se algum dos seus professores dos ensinos fundamental e/ou médio se comportavam como burocráticos-disciplinadores. Como você acha que tais comportamentos podem ter limitado a sua formação escolar.

Minha lembrança da escola, na minha infância não foi muito boa, aconteceu por volta do ano de 1981, na cidade de Birigui, na instituição de ensino denominada por Instituto Noroeste. A escola em questão era muito conhecida, a sociedade em si, tinha uma ótica, que era uma das melhores escolas daquela cidade.

O método usado era o tradicional, me recordo que a professora era totalmente burocrática disciplinadora, fazia com que nós fizéssemos várias vezes as mesmas letras, aglutinadas ou não, outra característica deste ensino é que somente a professora falava, ela detinha o saber, me lembro de que a escola era muito rígida, eu e os outros alunos tínhamos medo de falar com a professora, nós não perguntávamos nada, por mais que tivéssemos dúvidas.

Mal ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com