TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sistema de Informações Gerenciais

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03.

OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01

  1. Qual a importância da informação para as empresas, em seus respectivos segmentos, no que se refere à vantagem competitiva e perenidade nos negócios?

Resposta - Considerada como um quase sinônimo do termo fato; Um reforço do que já conhece; A liberdade de escolha ao selecionar uma mensagem; A matéria-prima da qual se extrai o conhecimento; Aquilo que é permutado com mundo exterior e não apenas recebido passivamente; Definida em termos de seus efeitos no receptor; Ao que reduz a incerteza em determinada situação.

  1. Diferencie com suas palavras os termos “dados”, “informação” e “conhecimento”.

Resposta - Dados: é definido como um conjunto de registros qualitativo ou quantitativo conhecido que organizados, agrupados, categorizados e padronizados adequadamente transforma-se em informação.

Informação: ele é conceituado por vários autores, entendem que esse termo só pode ser aplicado a “aquilo que leva a compreensão, O que constitui informação para uma pessoa pode não passar de dados para a outra”

Conhecimento: é uma “mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações”.

  1. A empresa pode ser vista como um sistema e suas respectivas funções empresariais como subsistemas. Descreva como ocorre a interação entre as funções empresariais ou departamentos de uma empresa a sua escolha, ou seja, como ocorre a integração sistêmica entre as informações geradas nos departamentos da empresa. (EXEMPLO NA AULA 03)

Resposta - Organizar a empresa deve ser um objetivo constante a ser encarado como um valor empresarial que envolvesse todos os níveis hierárquicos. Para organizar uma empresa o administrador deve usar os principais objetivos visando ou não sua informatização que são:

Conhecimento do objetivo principal da empresa;

Melhoria de qualidade, produtividade e efetividade;

Diminuição de custos;

Aproximação do cliente;

Maior retorno financeiro;

Satisfação dos recursos humanos internos;

Possibilidade de focar os esforços no negócio da empresa, preocupando-se com a competividade e concorrência.

  1. Qual o objetivo do sistema de informação nas empresas? Qual o foco desse sistema de informação?

Resposta - Os sistemas de informação, independentemente de seu nível organizacional (operacional, gerencial, estratégico), tem como maior objetivo auxiliar os processos se tomadas de decisão, assim se os sistemas de informação não se propuseram a atender esse objetivo, sua existência não será significativa para a empresa.

  1. Como os sistemas de informação poderão proporcionar ao meio empresarial um diferencial de negócio e assim obter vantagem competitiva.

Resposta - A Informação e o conhecimento serão os diferentes das empresas e dos profissionais que pretendem destacar-se no mercado, efetivar a perenidade, a sobrevivência, a competividade e a inteligência empresarial. Assim a informação deve ser considerada como o diferencial de negócio quando proporciona alternativas de lucratividade e retornos profícuos para a empresa, seja, sedimentando atuações, implementando os atuais negócios (Rezende e Abreu, 2001). Stair (1998) comenta que o uso estratégico dos sistemas de informação constitui em uma vantagem competitiva, e quer um benefício muito importante e de longo prazo para uma empresa, dessa maneira o desenvolvimento e a manutenção da vantagem competitiva dependem do processo de valor adicionado oferecido pela empresa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com