TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE SISTEMA OPERACIONAL

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 10

1. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis? Pode-se dizer que em um programa não são utilizados todos os recursos do sistema ao longo de sua execução, desta forma ocorre a subutilização de alguns recursos para utilização deste programa. Portanto nesse tipo de sistemas monoprogramáveis somente é possível a execução de um programa por vez.

2. Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis? No entendimento geral sistemas monoprogramáveis são caracterizados por permitir que o processador, a memória e os periféricos que estão sendo utilizados para sua execução permaneçam exclusivamente dedicados à sua execução até a finalização deste sistema, ou seja, existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis. Por sua vez nos sistemas multiprogramáveis, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações, portanto, nos multiprogramáveis várias aplicações compartilham esses mesmos recursos e podem ser utilizadas ao mesmo tempo. 3. Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê exemplo. Pode-se dizer que um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável, pois independentemente da quantidade de usuários ele pode ser capaz de executar diversas aplicações ao mesmo tempo. Como exemplo temos o Window 10 que pode executar inúmeras tarefas em apenas um usuário. 4. Quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis? São considerados sistemas multiprogramáveis os Sistemas batch, Sistemas de Tempo Compartilhado e Sistemas de Tempo Real.

5. Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los? Os Sistemas de Tempo Compartilhado funcionam dividindo o poder computacional do computador entre os usuários que estão a utilizar ao mesmo tempo, esse processo se faz possível através de terminais de vídeos. Tem como principal vantagem de não precisar adquirir diversas máquinas reais, pois é possível utilizar terminais de acesso para os usuários. 6. O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens em utilizálos? Sistemas com múltiplos processadores são sistemas que se utilizam da quantidade de núcleos disponíveis do processador, estes geralmente são chamados de Dual‐Core, QuadCore, Six-Core, e assim por diante, como ele possui mais de um núcleo de processo dentro de um sistema ele recebe essa classificação. Sua principal vantagem é de permitir que mais de um processo seja executado ao mesmo tempo fazendo uma distribuição dos processos e melhorando o tempo de execução. 7. Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados? A principal diferença desses sistemas está na forma como os recursos e os sistemas são gerenciados e utilizados. Nos sistemas fortemente acoplados, existem vários processadores compartilhando uma única memória e gerenciados por apenas um sistema operacional. Nos sistemas fracamente acoplados sua principal característica está em possuir dois ou mais sistemas de computação interligados, assim sendo que cada sistema possui o seu próprio sistema operacional, gerenciando os seus recursos, como processador, memória e dispositivos de entrada/saída. 8. O que é um sistema fracamente acoplado? Qual a diferença entre sistemas operacionais de rede e sistemas operacionais distribuídos? Sistemas fracamente acoplados são sistemas que caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação para gerenciamento de seus recursos. Referente a sistemas operacionais de rede podemos dizer que eles permitem que um host compartilhe seus recursos, como uma impressora ou diretório, ele compartilha com os demais hosts da rede. Já em relação aos sistemas distribuídos, o sistema operacional esconde os detalhes dos hosts individuais e passa a tratá-los como um conjunto único, como se fosse um sistema fortemente acoplado. 9. Pesquise em livro ou internet sobre os sistemas operacionais da família Windows e faça um histórico da sua evolução.

A primeira versão do Windows também conhecida como Windows 1, foi lançada em novembro de 1985, este por sua vez foi a tentativa inicial da companhia de entregar um sistema com interface gráfica em 16 bits. Após dois anos do lançamento de seu primeiro sistema operacional, a Microsoft resolveu lançar em dezembro de 1987 sua segunda versão de seu sistema conhecida como Windows 2, teve como grande fator de inovação a possibilidade de o software permitir que suas janelas pudessem sobrepor umas as outras, foi nessa versão também que foi iniciado a função de minimizar e maximizar as janelas e também incluído um painel de controle para o sistema. A Microsoft por sua vez não se contentou com os resultados obtidos até então e continuou em sua busca de melhorar seu sistema. Passados então mais dois anos temos o terceiro sistema operacional lançado pela empresa. O sistema ficou conhecido como Windows 3, foi lançado em 1990 e foi o primeiro Sistema Operacional da Microsoft a exigir que o computador possuísse um disco rígido (HD) para ser instalado. Tem como grande inovação além da utilização de um HD a utilização de programas do MS-DOS que a partir desta versão podiam ser executados em uma janela normal. Foi nesta versão que o sistema passou a ter suporte a 256 cores e foi o primeiro sistema a ser embarcado com o jogo “Paciência”. Algum tempo depois do lançamento da terceira versão do Windows, a Microsoft se via na necessidade de lançar o Windows 3.1, este que por sua vez exigia 1 MB de memória RAM para ser executado e, depois de instalado, ocupava apenas 15 MB do disco rígido. Foi nessa versão do sistema que o jogo “Campo Minado” fez a sua estreia. Ele precisou ser separado do 3 por causa de suas atualizações significativas, assim não podendo ser considerado uma atualização da versão anterior. Tendo como principal delas a introdução da fonte TrueType, transformando o SO, pela primeira vez, em uma plataforma de publicação. Já no ano de 1995 a Microsoft resolveu lançar seu sistema com uma jogada de marketing agregando ao nome do sistema o ano de lançamento. Foi neste ano que foi lançado o Windows 95, este por sua vez recebeu diversas melhorias e trouxe pela primeira vez a interface com o menu iniciar e a barra de ferramentas. Também nesta versão foi inaugurado o conceito “plug and play”, e posteriormente através de um pacote adicional esta versão recebeu a estreia da primeira versão do Internet Explorer.

Anos depois foi a vez do Windows 98 receber todas as atenções, lançado em 1998 com sua versão sendo desenvolvida com base na versão anterior ele trouxe uma série de novidades. As principais novidades dessa versão são: Internet Explorer 4, Outlook

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com