TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Politica Social De Atencao A Criança

Artigos Científicos: Atps De Politica Social De Atencao A Criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  4.442 Palavras (18 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Fabiana Deves 376520

Crislaine de Oliveira 375398

Fernando Silva Vilhalva 375376

ATPS DE POLITICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA, ADOLECENTE E IDOSO

Itaquirai – MS

2014

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS DE POLITICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA, ADOLECENTE E IDOSO

Trabalho sobre as disciplinas de Política social de atenção à criança, adolescentes e idoso, apresentado à Universidade Anhanguera - UNIDERP, para fins avaliativos sob a orientação da Prof. Ma. Renata M. G. Dalpiaz.

Fabiana Deves RA:376520

Crislaine de Oliveira Santos RA: 375398

Fernando Silva Vilhalva RA: 375376

Itaquirai – MS

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. A EVASÃO ESCOLAR 5

2.1. Evasão Escolar: vamos erradicar! 5

2.2. Objetivos 6

2.2.1. Objetivos específicos 7

2.3. Justificativa 7

2.4. Metodologia 8

2.5. Referencial teórico 9

3. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) 10

4. ESTATUTO DO IDOSO 12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 16

1. INTRODUÇÃO

No mundo globalizado em que vivemos, a inclusão digital das crianças e dos adolescentes de baixa renda, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, é um fato que não pode ser banalizado, pois se constitui em uma severa exclusão, que tem contribuído para que as crianças e adolescentes deixem de estudar e se envolvam com atos inflacionais.

O projeto que se segue tem o intuito de buscar soluções para o problema relevante da sociedade que é a evasão escolar que hoje no Brasil é um grande desafio para as escolas, pais e para o sistema educacional.

Além disso, iremos tratar dos Princípios Constitucionais em face aos Direitos da Criança do adolescente e do Idoso, sendo que existe uma grande variedade de leis que visam assegurar os seus direitos, dentro da sociedade à importância de manter o idoso junto à família, tendo por obrigação de aceitar a condição do idoso para que ele se sinta parte integrante da sociedade.

2. A EVASÃO ESCOLAR

A evasão escolar no Brasil é um problema antigo, que perdura até hoje. Apesar dessa situação ainda existir no Ensino Fundamental, atualmente, o que chama atenção é o número de alunos que abandonam o Ensino Médio, essa situação é vinculada a muitos obstáculos, considerados, na maioria das vezes, intransponíveis para milhares de jovens que se afastam da escola e não concluem a educação básica. Dentre tais índices, destaca-se a necessidade de trabalhar para ajudar a família e, também, para seu próprio sustento. O ingresso na criminalidade e na violência são outros pontos comuns para tal evasão.

2.1. Evasão Escolar: vamos erradicar!

“Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.”

Com base no artigo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, decidimos falar sobre a educação que é um direito fundamental inerente á pessoa humana, porém a abordagem não será a educação em si, mas um problema que assola não só nosso Município, mas todo o país sofre com essa questão: Evasão Escolar, segundo a visão do grupo o tema em questão nos chama atenção pelo fato de ser um tema discutido, estudado, pesquisado e muito comentado, dados mostram que 90% da população acredita que a única forma de mudar o mundo é através da educação, porém há entraves que precisam e devem ser discutidos e solucionados, a evasão escolar é algo preocupante para um país em desenvolvimento, pois isso significa um retrocesso, um regresso e um problema que pode e tem conseqüências devastadoras, vejamos um indivíduo que abandona a vida escolar em pleno ensino fundamental ou médio, significa que esse indivíduo será automaticamente excluído do mercado de trabalho, terá menos chance de sucesso em relação aos que concluíram, ficando assim por fora de toda e qualquer oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Isso, porém não deve ser generalizado, mas de modo geral o que se pode esperar do futuro de uma criança que abandona os estudos, o que ela fará com seu tempo ócio? E o que dizer de pais que permitem que uma criança ou adolescente decida por si que não irão mais estudar? É preciso saber as razões que uma criança não vai ou quer deixar de ir para a escola; falta de incentivo? Sofre algum tipo de preconceito? Algo lhes dificulta tal processo? Por quê? Onde estão os pais? Onde estão as políticas públicas e Conselhos que não combatem essa questão? .

Será que a evasão escolar irá afetar apenas a criança e ou adolescente que abandonar os estudos? A resposta é não, o problema não é dele ou da família, mas de toda a sociedade, quando esses indivíduos que por lei não podem ser responsabilizados por seus atos tomam uma decisão trágica como essas é preciso que uma intervenção seja feita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com