TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Teoria Da Administração

Trabalho Universitário: Atps De Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  4.466 Palavras (18 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇAO

PARTICIPANTES:

ANDERSON DE FREITAS SERRA – RA 377882

DEBORA MARIA FARIAS GONÇALVES – RA 379118

VERA LÚCIA DE SOUZA NOVAES – RA: 355672

PROFESSOR

OLNEY BRUNO DA SILVEIRA

BELÉM-PA

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇAO

Trabalho de avaliação parcial do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Anhanguera Centro de Educação a Distância, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob a orientação do Professor Olney Bruno da Silveira EAD e da Tutora Presencial Indira Pinheiro Palheta.

ALUNOS:

• Anderson de Freitas Serra – RA 377882

• Debora Maria Farias Gonçalves – RA 379118

• Vera Lúcia de Souza Novaes – RA: 355672

RESUMO

A presente pesquisa faz uma relação entre a evolução da teoria da administração apontando três aspectos básicos: ascendência de um novo paradigma, baseado na participação do trabalho, na administração das organizações, e na transparência dos processos administrativos, o fato de esse novo paradigma estar fundamentalmente baseado no bom andamento dos processos de comunicação nas mais distintas esferas dessas organizações; e o vácuo que se estabelece nova teoria a e pratica cotidiana, onde encontramos vigente, ainda, pressupostos administrativos que compõem a escola clássica da Administração, baseados em princípios como: controle, planejamento e unidade de comando.

Palavras-chave: teoria da administração, comunicação organizacional.

ABSTRACT

This research makes a connection between the evolution of management theory pointing three basic aspects: the ascendancy of a new paradigm, based on the participation of labor in management of organizations, and transparency of administrative processes, the fact that this new paradigm to be fundamentally based on the smooth running of the communication processes in the most different spheres of these organizations, and the vacuum that establishes new theory ae everyday practice, where we find existing, still, administrative assumptions that comprise the classical school of management, based on principles such as: control, planning and control unit.

Keywords: management theory, organizational communication.

SUMÁRIO

INTRODUUÇÃO 6

RELATÓRIO 1 7

RELATÓRIO 2 10

RELATÓRIO 3 13

RELATÓRIO 4 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

BIBLIOGRAFIA 19

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho e conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas,a saber teoria das administração cientifica,teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humana, teoria comportamental e teoria da contingência, abordaremos duas questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas uma questão proposta é o estudo das principal contribuições das referidas na administração moderna das empresas que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho.

A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceito antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.

Vamos, portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estuda os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para que possamos compreender os processos da administração.

RELATÓRIO 1

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Teoria é o conjunto de suposições inter-relacionadas para explicar que se pretende. Cada teoria foi criada possuindo uma “abordagem” e, significa dizer que, cada estudo que se transformou em uma teoria teve um enfoque, uma Maneira de enfatizar ou evidenciar os valores e relações econômicas, Sociais e políticas da época em que foram criadas.

Segundo Maximiano, (2007), as teorias administrativas são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência prática das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras, feitas para formatar o que se verifica como realidade. Algumas teorias que foram criadas contêm princípios de outras teorias que são válidos atualmente, nas quais se baseiam, não as eliminando, mas acrescentando novas ideias.

O administrador deve conhecê-las, para ter condições de decidir adequada e acertadamente, agregando novos valores aos seus conhecimentos. O século XX trouxe consigo uma grande quantidade de Teorias Administrativas, e de acordo com Chiavenato (2003), as teorias mais importantes e que mais contribuíram para o desenvolvimento das. Organizações foram:

1916 – Teorias Clássicas da Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com