TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De ética Anhanguera

Ensaios: Atps De ética Anhanguera. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

A Ética Profissional em Administração

A ética faz parte do estudo do comportamento humano que visa estabelecer ao indivíduo um melhor convívio com as pessoas na sociedade e nas organizações com moral e valores, além de ser uma das virtude de maior importância para a formação da conduta humana.

Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. “A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa”. (JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93).

Ser ético tem que se tornar a base da nossa vida para que possamos ser mais felizes, respeitar as pessoas a sua cultura e religião, criarmos dentro de nós virtudes que possam nos fazer indivíduos melhores diante da sociedade para que então as pessoas possam nos ver com bons olhos.

“Virtude (lat. Virtus). (...). Em um sentido ético, a virtude é uma qualidade positiva do indivíduo que faz com que este haja de forma a fazer o bem para si e para os outros. (...). Na filosofia moderna, a palavra "virtude" passou a designar a força da alma ou do caráter. Neste sentido moral, designa uma disposição moral para o bem. (...) a coragem, a justiça, a lealdade”. (JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 271)”.

Devemos construir e transmitir confiança para que as pessoas cofiem também em nós, isso se baseia, por exemplo, numa empresa onde há o cliente e o negociador eles conversam entre si para que suas ideias entrem de acordo com uma negociação clara e objetiva sem meias palavras (mentiras) para que então possam fazer um negócio bem executado e acabe que ambas as partes saiam ganhando, pois jamais iríamos fazer algum negócio com uma empresa sem conhecer sua conduta, não queremos sair perdendo.

A moral é outro fator muito importante nesse processo da conduta humana, pois a sociedade é imposta e formada por leis para que haja ordem e assim são estabelecidas formando a moral do homem.

No âmbito profissional não é diferente empresas buscam a cada dia que seus empregados sigam as normas éticas estabelecidas em suas empresas de maneira que sigam prudentemente e com justiça, para que possam exercer numa determinada empresa a sua função com excelência dentro dos seus princípios.

Através do código de ética profissional foram estabelecidas leis de cumprimento de normas para que o indivíduo implantado numa empresa possa se familiarizar com a sua conduta independente de qual seja o ramo da organização as leis são criadas e estabelecidas para que não haja desordem e nem atrito entre as pessoas e o mais importante que não tenha pessoas antiéticas. Abaixo você verá um dentre muitas condutas que o administrador tem que conhecer e cumprir e não tão somente a ele, mas serve a todos (profissionais e a sociedade):

"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria". (JURAMENTO DO ADMINISTRADOR).

Ao realizarmos o teste de ‘’Ética Profissional’’ sugerido pela nossa instituição de ensino podemos concluir o quanto ainda as instituições precisam se aperfeiçoar nessa área, infelizmente á muitas falhas que precisam ser reparadas e exterminadas para que possam seguir em frente.

O teste aborda primeiramente a relação com o cliente que deve ser clara e objetiva para que não haja erros e muito menos a falta de ética. Devemos valorizar o aspecto externo ao trabalho para que não tenha desentendimento e conflitos entre as pessoas no ambiente de trabalho. Procedimentos antiéticos tem que ser abolidos além de levar a má fama da empresa ela não seria vista com bons olhos no meio da organização, possibilitando a sua possível falência, pois ninguém confia numa empresa que não prioriza valores e morais éticos e por fim devemos respeitar as normas trabalhistas e de saúde.

Portanto, devemos nos atentar a este tão importante formador do nosso caráter para que o mundo tenha pessoas mais justas e éticas.

2. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com