TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Administrativos Etapa 1

Artigo: Atps Processos Administrativos Etapa 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente aquela que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível.

No fundo, o planejamento lida com futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros.

Há três níveis distintos de planejamento:

Nível Institucional: Planejamento estratégico

Nível Intermediário: Planejamento tático

Nível Operacional: Planejamento operacional

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É o mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. O planejamento estratégico é um conjunto de tomadas deliberadas e sistemáticas de decisões envolvendo ações que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos. O planejamento estratégico é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre a empresa e eu ambiente de tarefa e envolve a empresa como um todo.

No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe, o que ela faz e como faz. Leva em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo de concepção do plano Estratégico dá origem e/ou valida a missão, a visão, os valores, as crenças e princípios da organização.

PLANEJAMENTO TÁTICO

É o planejamento elaborado em cada departamento, cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinar ao planejamento estratégico. O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negocio da empresa.

É um processo permanente e contínuo, é sempre voltado para o futuro e está intimamente ligado com a previsão, embora não se confunda com ela. É sistemático, pois considera a empresa ou o órgão como uma totalidade, tanto o sistema como os subsistemas que o compõe, bem como relações internas e externas.

É uma função administrativa que interage diretamente com as demais. Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico. Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento.

Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro ou Novos Produtos. Existe ainda uma subclassificação dos planos Táticos, chamada de Políticas. As políticas são como guias gerais de ação, reúnem orientações genéricas que levam as pessoas a tomar as melhores decisões, pois definem fronteiras e limites dentro dos quais as pessoas podem estabelecer cursos de ação.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade especificamente. O planejamento operacional preocupa-se basicamente com “o que fazer” e “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da empresa: produção ou operações, financeiras, mercadologia recursos humanos, etc.

Podem ser classificados: planos relacionados com métodos, planos relacionados com dinheiro, planos relacionados com tempo, planos relacionados com comportamento. De todos os planos operacionais que podem existir, os mais comuns são:

a) Procedimentos: Uma sequência de etapas ou passos que devem ser rigorosamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com