TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS - ETAPA 1 E 2

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

As principais habilidades para ser um gestor de sucesso são as seguintes:

Habilidade Técnica: é a capacidade de utilizar conhecimentos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas.

Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com pessoas, liderá-las de maneira eficaz, motivá-las continuamente e saber se comunicar.

Habilidade Conceitual: é a capacidade de lidar com ideias, desenvolver filosofias, valores e princípios de ação. Princípios que permitem saber aonde chegar, a fim de definir ações futuras e capacidade de diagnóstico para a resolução de problemas.

Ser um gestor vai muito além de administrar, o papel do gestor consiste em liderar equipes, identificar e solucionar problemas empresariais, gerenciar os processos administrativos, ter visão, buscando sempre eficiência organizacional.

Empresa é um tipo de organização focada no lucro, uma organização formada pelo empresário e pelos colaboradores (empregados e prestadores de serviços), todos voltados para uma finalidade comum. Os bens estão unidos para uma atividade específica, que é o exercício da atividade econômica.

Empresário é aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

Sistemas abertos

Sistemas abertos são coisas vivas com entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente. O termo sistemas abertos surgiu da biologia a partir dos estudos dos seres vivos, as empresas assim como eles estão em constante movimento por isso são consideradas sistemas abertos.

A organização sofre influência externa, e influencia o ambiente em que faz parte, conforme o seu poder de: negociação, de pesquisa e desenvolvimento econômico. Sob o enfoque da teoria dos sistemas, as organizações caracterizam-se como um sistema aberto e dinâmico, onde o sistema é visto como um conjunto de elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções.

Missão, visão e valores organizacionais.

Missão é a finalidade da existência de uma empresa e está ligada diretamente aos objetivos institucionais. A missão de uma organização é o que ela faz, porque ela faz e qual público ela atinge.

Visão é o que a organização almeja. É aquilo que se espera ser num determinado espaço-tempo. A Visão é um plano que descreve o que a organização deseja realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência.

Os Valores organizacionais representam os princípios éticos de suas ações. Os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos do empresário e de seus colaboradores em geral. É importante que os valores realmente façam parte da cultura organizacional, pois representam o foco da moral e da ética da empresa.

Etapa 2

Analisando o estudo de caso da cafeteria, verificamos os maiores problemas que estão enfrentando são: redução de vendas de produtos, reclamações sobre a qualidade desses produtos, reclamações sobre o atendimento e falha na comunicação interna.

Devemos citar a importância de dois tipos de planejamento, ou seja, a curto e em longo prazo. Em curto prazo, seria diagnosticar as oportunidades e ameaças dentro do ambiente organizacional, analisar o ambiente interno e externo da empresa, destacando os pontos fortes e fracos de cada pessoa e setor. Em longo prazo, estabelecer metas e objetivos, para saber os focos da empresa e assim traçar o caminho a ser seguido.

O primeiro passo é o mais importante, traçar metas e objetivos para a cafeteria, depois disso planejar como alcançá-los. Vemos a necessidade de contratar um gerente, para que ajude o dono na administração, sempre deixando bem claro suas funções, tais como: organizar a seleção eficiente do pessoal, definir claramente as obrigações de cada um, usar sanções contra faltas e erros, manter a disciplina, harmonizar atividades e coordenar esforços, entre outras. Logo, separaríamos a empresa por departamentos, tal como nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com