TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pronta De Historia

Trabalho Universitário: Atps Pronta De Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

SOMOS FEITOS DE TEMPO?

Somos seres históricos, mas nossas ações e pensamentos mudam com o tempo, à medida que cada geração absorve a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança. A reconstrução da história é diferente para cada sociedade por sermos milhões de pessoas na terra e cada grupo dividido em comunidade de qualquer nacionalidade, cor ou nação tem seus registros próprios, com isso contribuindo para a evolução social.

2. Etapa Origem da Educação Escolar no Brasil – A Ação dos Jesuítas Como Parte do Movimento da Contrarreforma Católica.

Os jesuítas estão inseridos no contexto histórico catolicista devido ao fato de que a Contrarreforma estabeleceu algumas medidas. Atuar contra outras denominações religiosas e promover meios de expandir a fé católica. Dentre estas uma das principais medidas tomadas foi a Companhia de Jesus. E ficou ao cargo dos jesuítas expandir o catolicismo ao redor do mundo.

. Com a sua chegada ao Brasil, os jesuítas trouxeram além dos princípios religiosos, os métodos pedagógicos que utilizavam. Nesse meio tempo em que atuavam junto aos nativos, os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino do Brasil Colonial. Os principais centros de exploração colonial contavam com colégios administrados dentro da colônia. Dessa forma, todo acesso ao conhecimento da época era controlado pela Igreja. A ação da Igreja na educação foi de grande importância para a compreensão dos sinais da nossa cultura: o grande reforço dado às escolas, impostas por designações religiosas e a predominância da fé católica em nosso país.

etapa 4

Colégio Nossa Senhora de Nazaré

Classificação: Prédio Histórico

Descrição: O Colégio Nossa Senhora de Nazaré, de iniciativa da Missão dos Padres Redentoristas, teve suas obras iniciadas em 1946 e concluídas em 1951. Seu desenho arquitetônico tem muito haver com o estilo europeu, criatividade do Padre Clemente, que além de sacerdote era ótimo engenheiro. Foi construído com recursos oriundos da própria missão e do governo brasileiro, além da contribuição da comunidade local, que ajudou com a mão-de-obra. Começou a funcionar em 07 de março de 1951, com 175 crianças matriculadas de 1ª a 4ª série. Seis anos depois, em 30 de março de 1957, foi criado o curso ginasial, contando a primeira turma com 24 alunos. Somente oito anos depois a escola era legalmente reconhecida, o que ocorreu pela Lei Estadual n.º 373, de 30 de dezembro de 1965. A Lei Estadual n.º 676, de 11 de novembro de 1967, criou o curso normal, cuja primeira turma a colar grau, em 10 de dezembro de 1970, era composta de 11 alunos. A Lei Estadual n.º73, de 08 de maio de 1967, criou o curso pedagógico. Dos 42 alunos inicialmente matriculados, apenas 24 foram graduados, em solenidade realizada no dia 11 de dezembro de 1969. A construção desse colégio revela traços cristalinos e característicos dos primeiros missionários católicos que desempenharam seus ministérios em nossa terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com