TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps serviço social 5

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

TURMA – N50

DISCIPLINA – PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO

SOCIAL

PÓLO PRESENCIAL - TERESINA

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS – ATPS

INTRODUÇÃO

O presente relatório foi elaborado com o objetivo de apresentar a importância do planejamento tanto para a profissão como também para o profissional de Serviço Social, pois o planejamento é um instrumento técnico para conhecer e compreender a realidade social de determinada situação a qual o Assistente Social irá intervir.

Dentro dessa temática serão apresentadas as etapas necessárias para a elaboração do planejamento participativo, bem como fazer uma esquematização e planos estratégicos através de quadros esquemáticos de planejamento.

DESENVOLVIMENTO

O planejamento é uma ferramenta técnica que busca ampliar o processo facultativo de diversos níveis profissionais da sociedade, dentre esses o Assistente Social, pois dentro do planejamento contém todas as atividades para a sua intervenção em torno de uma realidade social para a qual buscará transformá-la. Com isso, teremos uma elaboração do plano estratégico obedecendo a uma sequência de etapas como: implantação, controle, avaliação e execução, tendo o assistente social como planejador na sua implementação para uma mudança em uma realidade futura desejada.

É com o auxílio do planejamento que o profissional do Serviço Social terá condições de conhecer, estudar, analisar e refletir a uma problemática social, para que posteriormente faça uma coleta de dados em torno de informações necessários para o início do planejamento dentro do mesmo. É necessário pôr em mente o que irá planejar, partindo da origem problemática e assim buscar dentro do seu ambiente, estratégias metodológicas práticas para a transformação para a realidade desejada.

Focado no seu olhar crítico é que o profissional do Serviço Social buscará a real situação da realidade a qual vivencia, sempre colocando em prática seu trabalho para a construção do trabalho contínuo com uma análise reflexiva do seu campo de ação. Por um alcance melhor de seus objetivos e compreensão lógica de uma realidade que vivencia no presente para modificá-la no futuro, o Assistente Social necessita de uma sistematização de um plano antes de agir. Podemos analisar o planejamento como um processo que visa a tomada de decisões a partir de um estudo em torno da transformação na realidade existente, como um plano de ação que controle e promova soluções de tais situações na sociedade. O poder do planejamento é eficaz para que o Assistente Social siga seu roteiro de ideias inovadoras que o auxilie para a construção de uma nova realidade, através de uma metodologia em torno de um conhecimento científico.

Acreditamos que uma das maiores dificuldades durante o processo de execução do planejamento seria a falta de informações e conhecimentos necessários para o início do plano de ação. Por isso é preciso uma análise geral da situação antes de projetar o início da sua execução. Levantar hipóteses é necessário no momento da projeção teórica do planejamento, baseado em fonte de informações para iniciar-se a coleta de dados. Este é um fator que estabelece princípios de organização de ideias dando enfoque à sua construção. A face da organização é uma análise do controle da estratégia dentro do seu campo de ação, onde o Assistente Social definirá seus objetivos e metas a serem alcançadas dentro do planejamento fundamentado em uma metodologia científica para a transformação da sua realidade desejada

A importância do planejamento na prática profissional do Assistente Social

O profissional tem necessidades de conhecer e compreender a realidade do planejamento para que o profissional possa fazer uma intervenção com qualidade. No planejamento serão apresentadas as etapas do planejamento, a divisão de conceitos e a importância do mesmo para a profissão e para o profissional. Possibilita entender a totalidade social e todas as suas contradições. O planejamento social busca utilizar de forma harmônica o planejamento estratégico, ampliando a participação de todos os envolvidos.

Aproximação: estudo da situação, levantamento de hipóteses e levantamento de dados. Definição de uma plataforma de direitos humanos

Ação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com