TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditora Ambiental

Artigos Científicos: Auditora Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

A auditoria ambiental, que faz parte da gestão ambiental, tem como principal função diagnosticar se as ações da empresa são nocivas ou não aos parâmetros exigidos pela legislação ambiental.

A Diretiva 1.836/93 da Comunidade Econômica Europeia, define Auditoria Ambiental, como o instrumento de gestão que inclui a avaliação sistemática, documentada, periódica e objetiva do funcionamento da organização do sistema de gestão e dos processos de proteção ao meio ambiente. Ela pode ser Pública ou Privada, a depender da finalidade.

A auditoria ambiental surgiu nos Estados Unidos no final da década de 70, com o objetivo principal de verificar o cumprimento da legislação. Ela era vista pelas empresas norte-americanas como uma ferramenta de gerenciamento utilizada para identificar, de forma antecipada, os problemas provocados por suas operações. Essas empresas consideravam a auditoria ambiental como um meio de minimizar os custos envolvidos com reparos, reorganizações, saúde e reivindicações. A auditoria ambiental deve seguir a metodologia adotada pela empresa, levando em conta os preceitos estabelecidos na norma ISO 14000. A ISO 14000 foi criada pela Organização Internacional de Normalização (ISO), sendo que esta fixa os elementos básicos que deve conter um Sistema de Gestão Ambiental.

Nos dias de hoje, devido a grande preocupação com a qualidade do meio ambiente, as empresas e indústrias tem grande responsabilidade social para com a sociedade. A auditoria ambiental vem para corroborar com esta responsabilidade, comprovando através de documentos e laudos as ações da empresa. Da mesma forma agem para que se houver algum dano para o meio ambiente, este dano seja reparado e a empresa não perca sua certificação. A auditoria ambiental também colabora para que os processos da empresa sejam eficientes, com resíduo zero, aplicando a melhoria contínua.

A auditoria ambiental é de grande valia, não somente para a sociedade, mas para a indústria, que além de assegurar um processo industrial mais limpo e de maior rentabilidade, também garante que está fazendo a sua parte para manter nosso planeta mais limpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com