TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Fisco-Tributaria

Monografias: Auditoria Fisco-Tributaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

DESPESAS ANTECIPADAS

As despesas antecipadas são aquelas pagas ou devidas com antecedência, mas referindo-se a períodos de competência subsequentes.

Exemplos: Prêmios de seguro; Aluguel pago antecipadamente; Assinaturas de periódicos e anuidades; Juros sobre descontos de duplicatas. Entre outros.

Aqui são classificadas as aplicações de recursos em despesas cujos benefícios para a empresa ocorrerão no exercício seguinte. Ou seja, são valores relativos a despesas já pagas e que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data de encerramento do balanço (contas realizadas em aproximadamente 12 meses, dependendo do ciclo operacional da empresa).

São despesas a vencer, a apropriar, a transcorrer, antecipadas. Elas serão futuramente apropriadas decorrentes dos pagamentos feitos antecipadamente, sendo direitos da empresa.

Por se tratar de aplicação antecipada de recursos financeiros em despesas a serem incorridas no exercício seguinte, a sua apropriação às contas de resultado terá lugar à medida que os benefícios forem auferidos (obtidos).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS DESPESAS ANTECIPADAS

As despesas do exercício seguinte serão apresentadas no balanço pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas no período, de forma a obedecer ao regime de competência.

A apropriação das despesas relacionadas neste grupo deve ser feita ao resultado do período a que corresponderem e não ao período em que foram pagas, mediante controles auxiliares, com as informações relativas aos valores pagos e às parcelas a serem apropriadas.

AUDITORIA CONTÁBIL - DESPESAS ANTECIPADAS

Despesas Antecipadas: ou despesas diferidas, compreendem as despesas pagas antecipadamente que serão consideradas como custos ou despesas no decorrer do exercício seguinte (até 12 meses da data do encerramento do balanço – 31.12).

Ex: seguros à vencer, alugueis à vencer e encargos a apropriar.

O Auditor deverá conferir os cálculos constantes nas planilhas de apropriação das despesas antecipadas, no sentido de validar os saldos em função do valor da contratação e do prazo de vigência da cobertura.

Principais incorreções

a) Contabilidade

- saldo contábil diferente das planilhas de apropriação;

- lançamentos contábeis não suportados por documentos hábeis.

b) Controles internos

- inexistência de planilhas para apropriar mensalmente as despesas pelo regime de competência.

Procedimentos de auditoria

- conferir por amostragem o cálculo das planilhas de apropriação;

- conferir por amostragem a consistência dos documentos que suportam as planilhas e os lançamentos contábeis;

- confrontar os saldos contábeis com as respectivas planilhas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com