TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Tributária e Legislação

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.149 Palavras (49 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 49

Aluno: Bruno Teixeira Rodrigues

Curso: Pós Graduação em Auditoria Tributária e Legislação

Monográfia

Instituição: Faculdade Jurídica – FORTIUM

Data de Apresentação: 06/10/2010

Brasília-DF

1. INTRODUÇÃO

Os ambientes de negócios passam por mudanças contínuas e, por conseqüência os contextos organizacionais se submetem permanentemente a reformulações. Decorrente de novos padrões globalizados e de propostas de aprimoramentos contínuos, as organizações interagem em cenários de grandes e acirradas concorrências. Daí, a necessidade de renovações de procedimentos e implementações de diferenciais em seus processos operações e relacionamentos.

De fato, as exigências do mundo de hoje implicam em proatividade e empreendedorismo, potencialidades estas que ocupam a pauta das empresas interessadas em crescimento. Estas empresas buscam meios de cada vez mais aprimorar seus processos e seu relacionamento com a clientela. Trata-se de uma era globalizada, em que a conjuntura do mercado econômico-financeiro apresenta-se extremamente desafiadora ao desenvolvimento empresarial.

Este cenário, que pode e deve ser visto como desafiador, é acentuado quando se pensa no ambiente competitivo em que estão inseridas as organizações. Desse modo, mecanismos de gestão passam a integrar o rol de atividades e responsabilidades afetas às estratégias empresariais, com vistas à otimização de recursos, minimização de gastos e, conseqüentemente, maximização de resultados. Nesse sentido, gerir despesas e qualidade passa a ser imprescindível aos diferencias que a empresa pretende manter.

Neste contexto, no segundo capitulo, diz que a auditoria tem papel fundamental no sentido de otimizar os fatores acima mencionados, considerando ainda sua visão e abordagem sobre custos. Nisto conceitua-se a Auditoria e seus desdobramentos em Auditoria do Setor Público. Desta maneira, cabe ao processo de auditoria independente exercer papel fundamental na consecução de resultados empresariais, com ações preventivas e corretivas, averiguando registros e a confiabilidade dos comprovantes.

Mas desse modo, como prática de gestão, a auditoria interna fornece ferramentas e instrumentos que favorecem a revisão de procedimentos com vistas ao aperfeiçoamento de tarefas, bem como a correção de equívocos. Destaca-se a essencialidade da adoção de estratégias por parte das organizações que almejem sobreviver às oscilações do mercado e às investidas dos muitos concorrentes. Dentre o ferramental do moderno administrador de empresas, a auditoria interna vem se mostrando como instrumento fundamental no processo de gestão empresarial.

O capitulo terceiro, conceituando o Controle Interno, seus objetivos e no quarto capitulo mostram as avaliações ressaltam as vantagens da Auditoria e do Controle Interno, no quinto capitulo, a pesquisadora dá ênfase a Erros e Fraudes de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade – Interpretação Técnica- NBC T11 – IT3. O capítulo sexto detalha a Auditoria de Aquisição de Materiais – Serviços – Obras e a Auditoria da folha de Pagamento na Administração Pública e relata as falhas e desvios mais comuns destas áreas.

Conclui-se que a auditoria como recurso para primar por qualidade, voltada ainda às propostas de transparência em suas operações de abrangência contábil, financeira e patrimonial, efetivamente colabora à minimização de dificuldades, mediante a introdução de medidas preventivas e corretivas em conformidade com a prática mercadológica e o ambiente de negócios.

TEMA: A Resultabilidade de Auditoria Interna e no Controlabilidade Interno

DELIMITAÇÃO DO TEMA: A relevância da Auditoria interna com ênfase no Controle Interno para detectar erros e fraudes em uma empresa do setor público do Distrito Federal.

PROBLEMA:

A Auditoria – Controle Interno é uma investigação exercida periodicamente para emitir parecer ou relatório sobre a gestão administrativa, de forma a estar aperfeiçoando os procedimentos operacionais de organização

Sendo assim, como o resultabilidade de auditoria interna e no controlabilidade Interno pode ajudar na empresa do setor público do Distrito Federal a detectar erros e fraudes?

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Pesquisar a auditoria interna com ênfase no Controle Interno para detectar erros e fraudes em um setor público do DF.

Objetivos Específicos:

• Conceituar Auditoria Interno

• Aspecto de auditoria Independente;

• Identificar os objetivos do Controle Interno;

• Apresentar as vantagens da Auditoria e do Controle Interno permanente em uma empresa a fim de detectar erros e fraudes;

• Sugerir melhorias no Controle Interno em uma empresa do setor público do DF.

JUSTIFICATIVA:

A pesquisadora se motivou a estudar Auditora Interna – Controle Interno, pela necessidade de se criar um modelo capaz de dar mecanismos de defesa de gestão contra erros, fraudes e ainda aperfeiçoar os procedimentos operacionais na organização pública.

No âmbito social, a pesquisadora se propõe a pesquisar a Auditoria Interna com ênfase no Controle Interno a fim de detectar erros e fraudes, desta forma contribuir para que a empresa seja mais transparente em suas relações.

Esta pesquisa é de extrema importância acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos ajudará a atuar no mercado com uma base conceitual e pratica.

METODOLOGIA:

“Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, em contrapartida nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências”

(LAKATOS; MARCONI, 2001 p.83)

Definidos os objetivos do projeto, a metodologia tem a finalidade de alcançá-los e responder ao problema da pesquisa. A metodologia a ser utilizada descreverá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (88.1 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com