TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auguste Comte

Por:   •  25/6/2015  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Simbolismo

O Simbolismo é um movimento poético do fim do século XIX, que representa uma ruptura artística radical, e que busca f retomar o primado das dimensões não-racionais da existência.

O simbolismo teve a função redescobrir e redimensionar a subjetividade, a imaginação, o sentimento e a espiritualidade. Teve esse nome graças ao soneto "Correspondências" de Baudelaire.

O simbolismo abrangeu várias outras áreas de expressão do ser humano, como as artes plásticas.

Características Gerais do Simbolismo

Na época que as obras “Missal e Bróqueis”, de Cruz e Souza foram publicadas, apesar de o Realismo ter supostamente chegado ao fim, é possível dizer que o Simbolismo e o este conviveram paralelamente.

O simbolismo tinha uma estética oposta à parnasiana, principalmente sua  ideologia. Apesar disso, ambas se preocupavam com a linguagem e o rigor formal. O simbolismo nasceu do descontentamento de escritores contrários ao Naturalismo e ao Realismo, que pregavam uma visão materialista e vida defendida pelo Positivismo. Os primeiros simbolistas apresentavam uma estética marcada pela subjetividade.

Simbolismo no Brasil

O Simbolismo chegou ao Brasil em 1893. No Brasil, o movimento foi bastante ofuscado pelo movimento parnasiano, este, que era apoiado pela elite brasileira, e pessoas de classe mais alta. A poesia simbolista brasileira deixou uma contribuição significativa, prenunciando os movimentos literários do século XX.

Biografia de Antônio Nobre

Antônio Pereira Nobre foi um poeta português, que nasceu em 1867. Sua obra se era dita como ultra-romântica, saudosista, simbolista, e decadentista.

Sua principal contribuição para o Simbolismo português foi a alternância para o vocabulário refinado, com outro mais coloquial. Sua obra tem influência do Simbolismo francês. Sua principal obra, que é um marco da poesia portuguesa, é marcada pela lamentação e nostalgia. Sua obra apresenta um sentimentalismo simples, contendo saudade, o exílio, a pátria e a poesia. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com