TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Presencial – AP1. Disciplina: Sociedade e Organizações

Ensaio: Avaliação Presencial – AP1. Disciplina: Sociedade e Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Ensaio  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação Presencial – AP1

Período – 2011/1º

Disciplina: Sociedade e Organizações

Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño

Aluno (a): ............................................................................................................................

Pólo: ....................................................................................................................................

• Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;

• Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.

Boa sorte!

1ª Questão:

As pessoas diferem profundamente entre si, e essas diferenças individuais ocorrem graças a diversos fatores, entre os quais a personalidade e as aptidões. Neste sentido explique o que vem a ser aptidão e como as organizações se utilizam delas?

R: A aptidão representa uma predisposição ou a potencialidade de cada pessoa em aprender determinadas habilidades ou comportamentos. Assim, a aptidão é uma habilidade em estado latente ou potencial que pode ser desenvolvida ou não por meio de exercício ou prática, sendo classificada em: física – está relacionada com a capacidade física das pessoas; cognitiva (mental ou intelectual) – alguns especialistas têm utilizado, em geral, o termo aptidão cognitiva, em vez de inteligência, por ser mais preciso e provocar menos controvérsia sobre o papel dos fatores genéricos na aptidão mental, uma vez que o termo inteligência tem sido comumente utilizado de maneira vaga, com elevado valor social, o que dificulta a discussão de aspectos como idade, sexo e diferenças raciais.

A aptidão física é composta de três dimensões principais, como: força muscular, resistência cardiovascular, qualidade do movimento.

Um outro tipo de aptidão que diferencia as pessoas são as mentais ou intelectuais (cognitivas), que apresentam, basicamente, quatro dimensões: compreensão verbal, habilidade quantitativa, capacidade de raciocínio, visualização espacial.

Algumas organizações utilizam testes de aptidão física para selecionar seus funcionários para trabalhos, como as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e algumas áreas da construção civil em que os cargos exigem força física e agilidade.

A diversidade humana, marcada pelas diferenças individuais, tem levado as organizações, ao invés de tentar padronizar e tornar homogêneo o comportamento das pessoas, a incentivar a diferenciação, aproveitando essa variabilidade humana, a fim de produzir melhores resultados a partir disso.

2ª Questão:

O processo de comunicação é um dos alicerces da sociedade humana, pois somos seres sociais que interagimos para satisfazer nossas necessidades. Dentro desta perspectiva, comente como a empatia atua nos processos de comunicação, em geral, e na vida organizacional em especial na atual sociedade do conhecimento.

R: Empatia é uma condição psicológica que permite a uma pessoa sentir o que sentiria caso estivesse na situação e na circunstância vividas por outra pessoa. Ver o mundo com os olhos de nosso interlocutor. Ver inclusive a nós mesmos com os olhos dele. Não há duas pessoas com a mesma impressão digital, com as mesmas características da íris ou ainda com o mesmo registro de eletrocardiograma. Da mesma forma, não há duas pessoas que vejam o mundo, com a imensidão de detalhes que fazem parte dele, exatamente da mesma maneira. Ser empático não é ser simpático. A simpatia pressupõe solidariedade, enquanto a empatia pressupõe compreensão. A simpatia cria um envolvimento emocional que pode prejudicar o julgamento. A empatia estabelece uma comunicação eficiente. Quando não se cria empatia em uma relação, não ocorre verdadeiramente um diálogo, e sim dois monólogos simultâneos. As pessoas deveriam evitar isso a qualquer custo, pois o preço da comunicação unilateral é muito alto. É o fracasso. Na era do conhecimento, as empresas constroem e avaliam seu patrimônio baseadas em dois critérios: o capital financeiro e o capital intelectual. O financeiro deriva dos ativos contábeis e materiais. O intelectual leva em consideração os recursos humanos (habilidades, competências, sinergias), a estrutura (marca, patentes, cultura organizacional, banco de dados, modelos de gestão) e os clientes (conquista e manutenção do mercado).

3ª Questão:

A fome é um problema ainda não solucionado em muitos países. A AVAL, órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação diz que o desempenho da sociedade é fundamental, mas erradicar a fome, só ocorrerá se houver melhorias na distribuição de riquezas. Neste contexto, o Brasil é o vice-campeão mundial de concentração de renda.

A partir desta premissa e baseado no material estudado na disciplina, responda que providências você considera que devam ser tomadas para erradicar as causas da fome no Brasil?

R: Para erradicar as causas da fome, não basta criar políticas públicas de combate à fome e pobreza, é preciso solidariedade e compromisso humano. Deve-se romper com a artificial separação das chamadas ‘áreas’ econômicas e sociais. Não se pode esperar que a "área" social resolva o problema da pobreza enquanto a política econômica continua a promover a exclusão. As políticas públicas sociais não devem ser meramente paliativas e sim solucionadoras de causas. Além disso, na ausência de um projeto social mais articulado, as políticas sociais do governo não devem ser concebidas de forma fragmentada e implementadas de forma desarticulada.

Além de uma maior preocupação da sociedade com a eqüidade na distribuição de renda, acreditamos que as políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com