TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do Ecossistema do Milênio (EEM)

Pesquisas Acadêmicas: Avaliação do Ecossistema do Milênio (EEM). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.530 Palavras (11 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO............................................................................................................2

1. EMBASAMENTO TEÓRICO.....................................................................................3

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................4

3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................5

APRESENTAÇÃO

Através de pesquisas podemos considerar que hoje o que mais se discute é a busca em salvar o Planeta, há uma grande preocupação e muitos estudos estão sendo realizados onde o principal tema é o Ecossitema.Em 2005 a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu um inventário sobre o estado de uso da natureza pelos seres humanos, o qual esse documento chamado de Avaliação Ecossistema do Milênio (AEM) cuja finalidade é fornecer as bases científicas para que Governos, Sociedades Civis e Empresas assumam ações que propiciem o manejo sustentável e o uso dos ecossistemas e seus serviços , devido ao nossos recursos naturais estarem em um estágio crítico alertando que o mundo pode sofrer um colapso ambiental, mas ainda temos como reverter isso. Através de medidas juntamente com as Organizações, Empresas, Governos e a População.

A educação será fundamental para esse processo.

1. EMBASAMENTO TEÓRICO

TEMA: De que maneira as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da Organização. Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?

1.1 Qual a importância de se trabalhar a Responsabilidade Social e consciência sobre o meio ambiente dentro das organizações?

O progresso e a ampliação do capitalismo industrial trouxeram sequelas graves á qualidade de vida, visíveis nos impactos ambientais e na saúde das pessoas, acidentes químicos de grande repercussão e anomalias graves na saúde de pessoas despertaram maior consciência no âmbito internacional.

As empresas contribuíram expontaneamente para esses problemas, avanços são obtidos em parcerias com diversas entidades no mundo todo, desenvolvimento de ferramentas que auxiliam as organizações a rever as suas práticas de gestão e ajudam a repensar nos seus compromissos e ética empresariais para um mundo sustentável e socioambiental.Ainda é preciso uma mudança fundamental na cultura e na formação dos nossos jovens futuros líderes empresariais, a educação tem base principal no desenvolvimento e valores para que possa atuar e conviver na Sociedade.

O foco das empresas está baseada na responsabilidade social onde são chamadas de empresas cidadãs que adotam um comportamento ético na busca da consolidação da cidadania. Esse prêmio é concedido as empresas que se destacam nas áreas do balanço social, meio ambiente, ambiente de trabalho, ambiente social e qualidade de vida, ambiente urbano, qualidade dos produtos e serviços, desenvolvimento dos direitos humanos e seus compromissos e condutas de responsabilidade social, difundindo o vínculo entre a ética e o processo produtivo.

Com o aumento da quantidade de bens de consumo disponíveis para a sociedade, os consumidores têm comprado cada vez mais produtos,porém após utilizá-los os bens de consumo acabam sendo descartados, gerando, desta forma, um aumento na quantidade de resíduos. Muitas vezes os consumidores compram alguns produtos sem ao menos saber de sua utilidade o que acabam sendo deixados de lado e , assim, gerando mais rejeitos.Isso nos faz refletir sobre a real irresponsabilidade do ser humano em relação aos nossos recursos naturai,.conforme mais compramos acabamos otimizando as vendas e, assim,as indústrias produzem cada vez mais produtos,ou seja, super explora cada vez mais os recursos naturais .Uma pequena parcela da sociedade começou a discutir formas de reverter essa problemática ambiental (SILVA;JÚNIOR;SAINT’YVES,2001) discutindo, assim, sobre a possível escassez como dito anteriormente, a poluição, enfim,inferindo a importância da preservação do meio ambiente.

As empresas estão procurando desenvolver soluções que visem danos ao meio ambiente, é importante que a consciência coletiva seja alertada e que somente através da educação e temos que frizar isso, teremos essa transformação social,econômica e política, hábitos e comportamentos fariam a diferença. A importância de educarmos de forma consciente com o objetivo de reforçar a idéia a respeito da cultura organizacional à partir de programas e treinamentos.

As empresas industriais normalmente causam diversos problemas de ordem ambiental, tais como, fontes poluidoras, destino de resíduos e despejos perigosos, descumprimento da legislação ambiental, entre outros.Muitas vezes as empresas não conseguem perceber suas próprias deficiências relacionadas ao meio ambiente.Fato esse que se deve à falta de percepção ou conscientização ecológica de dirigentes e colaboradores, forma tradicional de produção, tratamento de efeitos poluidores no fim do processo industrial.

Nos anos 70 a partir da década de 80, é que foi dada a largada para uma maior participação na ação social empresarial com expectativa de participação no desenvolvimento social do país.Atualmente, a preocupação com a preservação e conservação do meio ambiente tornou-se uma tendência mundial e a cada dia que passa mais adeptos defendem a não degradação do mesmo, começaram a ganhar força dentro de várias instituições.Portanto as organizações almejam cada vez mais adequar à nova demanda mundial em luta pela responsabilidade ambiental e social corporativa.SGAs verificam os problemas ambientais enfrentados pela organização e mencionam soluções ambientalmente corretas a serem implantadas, buscando redução dos custos e utilização de recursos naturais e maximizando sua produção e lucratividade.

A qualidade ambiental de ser, portanto, inseparável da estratégia empresarial nas organizações que querem manter-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com