TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações que contribuem com o meio ambiente

Artigo: Ações que contribuem com o meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Ações que contribuem com o meio ambiente

A Agenda 21 é um instrumento de planejamento onde todos participam visando o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade, visando meios para a preservação ambiental a justiça social e o crescimento econômico. Este documento é confeccionado juntamente com a população brasileira, este instrumento é fundamental para a construção da democracia e a participação efetiva das pessoas com as questões ambientais do país. O processo de construção da agenda 21 se deu em 1996 a 2002, esta foi a primeira fase, que foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento sustentável e da agenda 21 nacional – CPDS, que envolveu cerca de 40.000 pessoas de todo o Brasil. Em 2003 a agenda 21 entrou em fase de implementação, e também entrou em condição de Programa do Plano Plurianual, PPA 2004 a 2007. O Programa Agenda 21 é composta por três ações estratégicas que estão sendo realizadas com a sociedade, dentre elas a prioridade é orientar para a elaboração e implementação das agendas 21 locais, com base nos princípios da Agenda 21 Brasileira, que reconhece a importância do nível local na concretização de politicas publicas sustentáveis.

Com base nesses estudos, explicito a minha agenda 21, que tem como objetivo gerar mudanças no meio social onde vivo. Com essa agenda 21 conseguimos obter resultados relevantes quanto ao uso dos recursos naturais. Posso agora participar efetivamente e contribuir para uma vida melhor e que não afete a geração futura com essas simples mudanças de hábitos, são eles; fazer a coleta seletiva do lixo, ou seja, separar o lixo corretamente, gerar menos lixo diminuindo o consumo de enlatados, economizar água diminuindo o tempo gasto no banho com a torneira aberta, ao escovar os dentes, usar vassoura para fazer a limpeza da calçada ao invés de água, utilizar a água da máquina de lavar para retirar a poeira da varanda, utilizar a bicicleta como meio de transporte quando possível, usar produtos ecologicamente corretos, biodegradáveis, fazer uma horta orgânica e utilizar o lixo orgânico como adubo.

Ao refletir sobre a minha Agenda 21, percebi que existem muitas maneiras de ajudar o meio ambiente. Precisamos conscientizar nossas famílias, os amigos, vizinhos sobre essas questões ambientais. Se houvesse mais entendimento das pessoas quanto essas ações talvez elas soubessem que agindo conscientemente só temos a ganhar e não prejudicaríamos gerações futuras. Se cada um fizer a sua parte ajuda muito nessa questão, mais quando trabalhamos em conjunto é ainda melhor e obtemos maiores resultados. As mudanças devem ser feitas de imediato, se esperamos amanhã talvez seja tarde demais para as gerações futuras arrumar o que não está sendo feito hoje. É de fato perceptível que se implantarmos essa agenda 21 no nosso dia a dia, conseguiremos economizar os recursos naturais que são finitos, e também economizar monetariamente também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com