TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BMW Vermelho - Trabalho Critico

Exames: BMW Vermelho - Trabalho Critico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O curta BMW VERMELHO retrata a vida de uma família numa Favela de São Paulo que ganha um prêmio de grande valor e por não estar preparado para lidar com essa nova realidade o prêmio causa transtornos em vez de ganhos. A família não deu importância ao telegrama inicialmente ,depois acabam descobrindo que ganhariam um carro importado : um BMW vermelho que não poderia ser vendido por dois anos e o pior de tudo nenhum membro da família sabe dirigir e muito menos tem dinheiro para manter o veículo .O tempo passa e o veículo possui uso incomuns . O patriarca decide vender a casa e a família se muda para dentro do carro.utilizando o veículo como moradia e ambiente de trabalho.

Com uma contextualização cômica x trágica o curta retrata bem a realidade de pessoas de classe baixa que ganham prêmios fora de seu contexto ,como o carro que é mostrado no filme .

O serviço social no seu dia a dia se depara com histórias de sofrimento e desigualdades social e somente com políticas sociais elaboradas ,bem aplicadas poderemos visualizar a diminuição de indicadores de pobreza ainda tão expressivos em nosso país .

DESENVOLVIMENTO

O filme com sutil tom cômico trágico conta a história de uma família moradora de uma favela de São Paulo que não sabem da importância do telegrama que receberia um carro como prêmio, após algum tempo eles descobrem que o carro era um BMW Vermelho zero quilômetro que não pode ser vendido por dois anos . Pra piorar nenhum morador da família sabe dirigir muito menos tem dinheiro para manter o automóvel. A

chegada do carro causa um alvoroço,um frisson , na favela todos os moradores querem passar alguns minutinhos dentro do carro e em frente a casa forma-se até fila . A família está em um estado de alegria que não os faz cair na realidade do valor real do prêmio . Após uma forte chuva na favela ,as dividas aumentando e a situação ficando sem saída o marco se passa com a decisão de vender a casa e a família de 5 pessoas passar a morar dentro do carro .

O curta BMW Vermelho traz a tona a realidade que nos cerca no dia a dia de todos os brasileiros apesar de algumas pessoa não perceberem as transformações e as reações que as mudanças dessa realidade distorcida nos faz. A desigualdes sociais faz com que sejam geradas questões sociais e os padrões de consumo não possuem classe ,hoje em dia passa na televisão em programa de humor uma pedinte que ao pedir no metrô moedas para complementar a renda de sua família atende ao chamado de seu esposo pelo “tablet” daí o questionamento até onde pode ir o consumo ? No curta BMW vermelho a família não soube e não procurou outros meios de renda atravéz do seu carro que no filme não poderia ser vendido por dois anos . Sugestão : 1) Sublocar o carro a uma locadora de carro e receber o aluguel por mês. 2) Como o carro virou atração na favela realizasse uma parceria com algum morador que soubesse dirigir e fizesse tour pela favela e fotos pagas como geração de renda ,etc. A falta de orientação e direcionamento dessa família causou transtornos e em curto tempo o prêmio foi utilizado de forma

alternativa ,até como meio de sobrevivência e transformaram o carro em moradia e mesmo em local de trabalho dando “um jeitinho brasileiro” até cômico para a trama .

Em uma unidade de Caps ad (Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas )na cidade satélite do Guará vivenciei como técnica de enfermagem uma situação como a do filme onde um Sr vivia dentro de um carro. JWS,63 anos mais de 44 destes de dependência do álcool ,com comorbidades associadas clínicas e sociais .Vou frisar apenas as comorbidades sociais ,após muitos anos de dependência e desgastes familiares constantes a família de JWS não suportando afastou o Sr. do convívio familiar,ficando este morando em um carro com defeito mecânicos em frente a sua própria moradia .Eu como componente da equipe de enfermagem realizei várias visitas domiciliares (carro) e trabalhava as relações da dependência afetiva e das dependências sociais que são geradas com uma equipe de saúde.Essa história é fato verídico e não teve tanta audiência porque seu desfecho foi triste.Após alguns dias sem aparecer a família foi até o carro e JWS estava falecido dentro de sua casa .

No Distrito Federal é bastante comum passar em áreas isoladas e mesmo em favelas e encontrar casas de madeiras completamente sucateadas com carros novos ou semi-novos estacionados na garagem, garagem esta feita de lona ou plásticos .

No DF existe uma diferença muito expressiva na distribuição de renda pessoas que ganham salários altos e outras que vivem com rendas abaixo do índice da pobreza . para

elucidar a distribuição de renda no Brasil o IPEA em 2010 fez um relatório : Dimensão, evolução e projeção da pobreza por região e por estado no Brasil No trabalho, que examina o período de 1995 a 2008, o Distrito Federal, com uma taxa de 8,8% (em 1995), desponta como um dos locais que registram menor taxa de pobreza extrema ao lado de São Paulo (7,1%) e Rio de Janeiro (9,9%). Entretanto, é também onde se registra os maiores índices de desigualdade salarial. Em 2008, os estados da federação com maior desigualdade de renda foram: Distrito Federal (0,62), Alagoas (0,58) e Paraíba (0,58). Já os estados com menor grau de desigualdade de renda segundo o índice de Gini foram: Amapá (0,45), Santa Catarina (0,46) e Rondônia (0,48).

O estudo registra que Tocantins (9,2%), Distrito Federal (6,5%) e Maranhão (6,2%) foram os estados da federação com maior ritmo de expansão do PIB per capita. Esses estados, contudo, não foram aqueles com maior redução na taxa de pobreza absoluta, cuja liderança esteve com Santa Catarina (3,7%), seguido do Paraná (3,3%) e Goiás (3,0%). Já os estados com menor diminuição na taxa de pobreza absoluta foram: Amazonas (0,3%), Amapá (0,9%) e Rondônia (0,9%).

A inexistência de políticas sociais adequadas só ampliam o fosso social na Capital da República. É o próprio governo federal quem diz: “na contramão, nota-se que o Distrito Federal foi o único ente federativo do País a registrar aumento no índice de Gini de desigualdade de renda entre 1995 e 2008 (0,5%).

A partir desses dados é que o assistente social

pactua suas ações dentro das regiões com maiores desigualdades sociais mas para falar das ações do assistente social vamos contextualizar um pouco . Em meados da década de 70 lutando pela democratização do país os movimentos sociais se intensificaram e novos atores sociais surgiram .É importante pensarmos que cada pessoa /profissional contribui com uma parte da sua história de vida ,seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com