TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVE HISTÓRICO SOBRE PRÁTICA CORPORATIVA NA ÁREA ESCOLAR

Trabalho acadêmico: BREVE HISTÓRICO SOBRE PRÁTICA CORPORATIVA NA ÁREA ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

A Idéia de fazer uma pesquisa sobre o sentido educativo das práticas corporais na Educação Física Escolar 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, surge num momento histórico, onde educandos e educadores estão imersos atualmente por transformações culturais relacionadas ao movimento corporal. Esse movimento de certa forma demonstra uma nova reestruturação das ações humanas no âmbito escolar possibilitando uma visão de “ressignificação” da área da Educação Física sobre o fenômeno corporeidade, sendo esse “olhar” caracterizado por uma bagagem corporal, extremamente importante para o ensino significativo dos conteúdos durante as aulas.

Para a construção cientifica de referido trabalho, sua metodologia esta voltada em fontes que discutem o ensino das práticas corporais nas aulas de Educação Física Escolar 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, sendo do tipo teórico, tendo como fonte de estudo a pesquisa bibliográfica. Assim, este trabalho constitui-se de enfoque compreensivo seguido por uma abordagem qualitativa onde apresenta as seguintes questões de estudo: Dentro do processo educativo como age a Educação Física Escolar? Que ensino exerce através de suas práticas corporais? Que significados e sentidos educativos desenvolve em suas aulas? Para atender tais questões serviram como referências principais autores como Saviani, Castellani Filho, João Batista Freire, Mauro Mattos, Oliveira, Libâneo entre outros, por apresentarem uma rica e vasta produção acadêmica /cientifica a respeito do assunto.

Tendo consciência da importância de superar o atual modelo da Educação Física no âmbito da escola, este trabalho resgata a importância das práticas corporais no Ensino Fundamental 1º e 2º ciclos, revendo com isso o sentido educativo que desperta nas crianças, no capitulo 2 , veremos um breve histórico das práticas corporais no âmbito escolar, tendo como questão principal à implantação da Educação Física nas instituições de ensino. A seguir, no capitulo 3, abordaremos a questão da prática corporal para o desenvolvimento educacional, revendo com isso quais são os sentidos educativos que a Educação Física Escolar desenvolve para e pelo o movimento em sua prática. No capitulo 4, já no espaço escolar analisaremos as práticas corporais quanto os conteúdos em movimento e as relações corporais durante as aulas de Educação Física no 1º (primeiro) e 2º (segundo) ciclos do Ensino Fundamental. Prosseguindo com a analise no capitluo 5 trataremos da Educação Física Escolar enquanto identidade corporal, diante do movimento corporal próprio tendo o corpo como ser vivo da corporeidade. Já no capitluo 6 trataremos de uma proposta de educação significativa e ressignificativa para o movimento corporal no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental atendendo dessa forma o tema deste trabalho em questão. E por fim o capítulo 7 são tecidas as considerações finais sobre este trabalho. Nesse momento abordamos a importância das práticas corporais, propondo algumas ações ao educador físico em seu trabalho, criando com isso novas possibilidades, ou novos caminhos a serem explorados em sua ação educativa.

CAPITULO II

UM BREVE HISTÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS NO AMBITO ESCOLAR

2.1 O MOVIMENTO IDEOLÓGICO

A Educação Física como a que temos hoje, passou e passa por diversos fatos históricos, que antes de esclarecer como contribui para a Educação de forma geral é necessário que descortinemos seu passado em busca de esclarecimentos que atendam suas características atuais, cabe ressaltar ainda que a Educação Física Escolar, como ocorre com a Educação, sofreu e sofre influências de tendências e concepções variadas, as quais serviram aos interesses do estado como instrumento ideológico do sistema econômico dominante. Castellani (1988, p.11), nos afirma que a Educação Física, muitas vezes, “tem servido de poderoso instrumento ideológico e de manipulação para que as pessoas continuem alienadas e impotentes diante da necessidade de verdadeiras transformações no seio da sociedade”. Por conseqüência disso na história da Educação Física evidencia-se quase sempre uma influência ideológica. Para que compreendamos essa influência não basta que façamos muito esforço, pois o papel da Educação Física como componente curricular educacional, pode-se dizer que sofre ampla influência das tendências ou concepções tradicionais de ensino, que surgiram e em algumas vezes vigoram até hoje. Podemos facilmente identificar na própria ação corporal dos alunos, isto se deve ao movimento do corpo do aluno com as práticas corporais em aula., visto que, Saviani (1998, p.19) considera essas influências como geradoras de tendências temporais, as quais se manifestam através das ações corporais enquanto resposta da realidade.

Como a prática da Educação Física Escolar iniciou-se com o militarismo e o higienismo, estes desenvolvidos dentro uma pedagogia tradicional, atribuíam ampla relevância ao corpo vigoroso e saudável, com o objetivo de formar o indivíduo “forte” e apto para o trabalho e para as obrigações ao país. Com esse fato histórico os exercícios físicos atingiram o meio educacional de forma alienante. Esse controle das práticas corporais na escola, em nada se distinguia das praticas realizadas nos quartéis, onde simplesmente seguiam ordens.

Outra característica que contribui, ainda mais para tal situação, diz respeito quanto à utilização dos métodos ginásticos, essa prática através dos exercícios calistênicos , objetivavam o desenvolvimento das qualidades físicas, sem considerar que essas práticas prejudicassem a integridade física dos educandos, suas práticas não ofereciam um posicionamento significativo, até então sendo acríticas para as práticas corporais que realizavam.

Com isso pensar na criança como apenas um ser biológico em formação é negar a ela a vida. O movimento diante de tal concepção deixa de ser humano pois “quando trabalha o corpo, faz isso de maneira fragmentada e não o percebe além de seus limites biológicos” (MEDINA, 1989, p. 78)

É necessário ter em mente que através do corpo da criança a mesma desenvolve sua educação, nele estão armazenadas suas características de vida, sendo o seu próprio corpo, a prova mais concreta e capaz de formar sua Educação corporal , a que clama por ser concreta, atendendo as necessidades de sua realidade e vice-versa. Essa questão por sua vez deve fomentar o trabalho educativo do professor de Educação Física Escolar, caso contrário uma prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com