TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ben Tangiveis

Artigo: Ben Tangiveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física(CPC, 04 R1). Já para Hoss et. al. (2010) Ativos intangíveis são incorpóreos representados por bens e direitos associados a uma organização. Independentemente de estarem contabilizados possuem valor e podem agregar vantagens competitivas, tal como é o caso de uma marca.

ExemplosEditar

Modelo Hoss de Avaliação de Ativos Intangíveis

Recursos Humanos

Software

Clientes

Patentes

Marcas

Direitos Autorais

Tecnologia

Know-how

Estilo de vida

Além dos acionistas as empresas do século XXI necessitam, para sua sobrevivência, atender a expectativas de outras partes interessadas (stakeholder). Para atender a esses interesses, é preciso desenvolver ativos não-financeiros (intangíveis) que garantam a sustentabilidade da organização no longo prazo.

De acordo com Hoss, Rojo e Grapeggia a palavra intangível vem do latim tangere, que significa tocar. Os bens intangíveis, portanto, são bens que não podem ser tocados porque não têm corpo. HOSS, O.; ROJO, C.A.; GRAPEGGIA, M. Gestão de ativos intangíveis: da mensuração à competitividade por cenários. São Paulo: Atlas, 2010.

Segundo Ilan Chamovitz (2007), "Uma campanha de imunização tem um custo: seringas, a vacina, pessoal, transporte, divulgação. Porém, o valor da população imunizada é intangível".

Uma diretriz importante para a avaliação de ativos intangíveis é a distinção entre a avaliação econômica e a avaliação contábeil desses bens. Enquanto no primeiro caso tratamos dos ativos cujas características formais estejam de acordo com a Lei 11.638/07, na avaliação econômica estamos mais próximos do que se pode definir como "valor real de mercado". Essa distinção, na prática, significa que as empresas possuem dois valores: 1) Valor de livros, como sendo aquele descrito nas contas de ativos e passivos, as quais compreendem os direitos e obrigações das organizações; 2) Valor de mercado, como o apurado em processos de fusões, aquisições ou mesmo a abertura do capital social das empresas. Esse valor só pode ser apurado desde uma transação efetiva, pois envolve a avaliação de u complexo conjunto de ativos e passivos (tangíveis e intangíveis), sendo esse o limitador para que tais bens sejam lançados em balanço a priori de sua efetiva transação ou transferência de controle.

Martins (2013) ainda define os intangíveis entre: a)ativos, os quais são controlados legalmente por uma empresa ou pessoa, com ou sem fins lucrativos; b)fatores são os recursos intangíveis importantes para qualquer processo produtivo, como a reputação, networking, participação de mercado, dentre outros, mas os quais não podem ser controlados legalmente pelos seus interessados.

Contabilidade empresarial brasileiraEditar

A partir da alteração da legislação societária brasileira promovida pela lei Lei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com