TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Raymond Wlliams

Pesquisas Acadêmicas: Biografia Raymond Wlliams. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 4

Raymond Williams foi um crítico, novelista e acadêmico, nascido em 31 de Agosto de 1921 no vilarejo de Llanfihangel Crucorney, no País de Gales. Seu pai trabalhava em uma ferrovia, e como todos os seus colegas votava no Partido Trabalhista Britânico, enquanto os fazendeiros locais votavam no Partido Liberal Britânico.

 

Aos 14 anos, enquanto sua adolescência era afetada pela explosão do Nazismo, e pelo estouro da Guerra Civil Espanhola, ele se manteve informado entrando para o Clube do Livro de Esquerda regional. Nessa época ele defendia a Liga das Nações, participando de uma conferência para jovens organizada pela Liga em Gênova. Na volta seu grupo visitou Paris e ele visitou o pavilhão soviético na Exposição Internacional. Lá ele comprou uma cópia de O Manifesto Comunista e leu Marx pela primeira vez.

 

Ele estudou no Trinity College, em Cambrige, mas teve seus estudos interrompidos para ficar a serviço da guerra. Se filiou ao Partido Comunista Britânico, onde escreveu panfletos sobre a Guerra Russo-Finlandesa. Algum tempo depois, em 1940, decidiu juntar-se ao exécito britânico, o que era contra as diretrizes do partido, mas como descrito por ele, sua adesão expirou antes mesmo de ele desistir formalmente de fazer parte do partido.

 

Williams recebeu o treinamento inicial do exército, e foi transferido para a artilharia e armamento anti-tanques.

 

Ele serviu como oficial no regimento Anti-Tanques da Guarda da Divisão Armada, 1941-1945, sendo enviado para os primeiros combates na Normandia. Em Politics and Letters ele diz que "não achei que o caos intrincado daquelas batalhas na Normandia já foram alguma vez registados" Ele comandou uma unidade de quatro tanques e menciona a luta contra as forças SS Panzer e a perda de contato com duas delas - nunca descobriu o que aconteceu com elas, já que houve uma retirada.

Ele fez parte da batalha da Normandia até a Alemanha onde se envolveu com a liberação de pequenos campos de concentração, que eram usados para manter oficiais da SS. Também ficou chocado ao descobrir que Hamburgo havia sofrido com os bombardeios, não apenas nos alvos militares e nos portos, como haviam divulgado. [1]

Em 1946 Williams defendeu seu mestrado no Trinity College, e iniciou uma experiência que foi considerada pioneira: A educação de adultos. Williams ministrava aulas noturnas direcionadas às classes trabalhadoras de Cambridge. Essa vivência pedagógica foi registrada no seu célebre estudo “Cultura e Sociedade”, lançado em 1958. O mesmo sucesso foi obtido com o livro “A Longa Revolução” de 1961

No período que se seguiu ao final de Segunda Guerra Mundial, Williams se tornaria um dos principais estudiosos do que ele chamava de “estudos culturais”, onde ele elaborou estudos sobre literatura, teatro e televisão, procurando entender os veículos tanto por uma visão cultural, quanto por uma visão popular. Despontou como um dos grandes nomes da esfera da Nova Esquerda Inglesa e sua obra foi amplamente divulgada, com sua obra tendo mais de 750 mil volumes comercializados, em um claro reflexo da filosofia marxista da qual ele era adepto.

Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas, e além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com