TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de John Maynard Keynes

Projeto de pesquisa: Biografia de John Maynard Keynes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 11

FAAT - Faculdades Atibaia

Aline Cristina Pequeno RA 3011300

Kátia Alves de Siqueira RA 3011083

Thiago Spadacio Souza RA 3011072

John Maynard Keynes

Trabalho de Economia

Prof. João Carlos da Silva

1° ADM – 2° Semestre

Atibaia

2011

“A dificuldade não está em se aceitar novas idéias, mas em se libertar das velhas.”

(John Maynard Keynes )

RESUMO

Keynes foi um dos economistas que mais influenciou o século XX. Este trabalho relata a sua vida e obra na Biografia, aborda os aspectos mais importantes da teoria Keynesiana, comparando – a com a teoria Clássica e relaciona-a com a Grande Depressão. Foca ainda o Incentivo ao Investimento e a forma como a sua teoria se relaciona com a Procura da Moeda.

Palavra – chave: Keynes – Economia Clássica – Economia Keynesiana – Grande depressão - Investimento

SUMÁRIO

Resumo.............................................................................................................4

Biografia de John Maynard Keynes…………………...…....................…….. 6

Capitulo - 1 - Economia Keynesiana – Aspectos mais importantes … 10

Capitulo - 2 - Comparação com a Economia Clássica ……….....…….. 12

Capitulo - 3 - Relação com a Grande Depressão ………….…....…….... 13

Capitulo - 4 - Incentivo ao investimento………………………...........… 14

Capitulo - 5 - Teoria Keynesiana da procura da moeda …………......... 17

Resumo Pessoal.............................................................................................19

Bibliografia………………………………………………………...................…. 20

BIOGRAFIA

Nasceu em Cambidge a 5 de Junho de 1883, no seio de uma família da elite intelectual da época. O seu pai, Dr.John Neville Keynes, professor de economia política e lógica da Universidade de Cambridge, que também veio a ocupar um alto cargo administrativo na mesma instituição. A sua mãe, filha de um ministro e foi uma das primeiras mulheres a cursar nessa universidade.

Figura 1: John Maynard Keynes

"... As idéias dos economistas e dos filósofos políticos, tanto quando estão certos como quando estão errados, são muito mais poderosas do que normalmente se imagina. Na verdade, o mundo é governado quase que exclusivamente por elas. Homens práticos, que se julgam imunes a quaisquer influências intelectuais, geralmente são escravos de algum economista já falecido." (John Maynard Keynes)

Graças à sua inteligência e aos conhecimentos dos pais, foi aceite no Eton College, onde mostrou, entre outros, o seu talento para as matemáticas.

De Eton passou para o King’s College da Universidade de Cambridge, onde obteve o seu diploma em 1905. Foi considerado o mais brilhante estudante de Alfred Marshall e A.C. Pigou, os dois mais notáveis economistas de Cambridge. Influenciado por Alfred Marshall o seu interesse pelas matemáticas diminuiu e pela política e economia aumentou.

Em 1906, ficou em segundo lugar num concurso de recrutamento dos Civil Servants (corpo de altos funcionários do império), apesar e ironicamente, de uma nota medíocre em ciências econômicas. Foi então colocado no Indian Office (Ministério dos Negócios das Índias), em Whitehall. Embora tivesse preferido ir para o Treasury Department, exerceu funções até 1908.

O tédio e a oportunidade proporcionada por uma reestruturação do departamento econômico de Cambridge levou-o à demissão do seu cargo e o regresso a Cambridge para ser professor até 1915. Fez parte do King’s College até ao fim da sua vida.

Como jornalista, para além dos seus artigos em diversas publicações, foi director do Economic Jornal, em 1911, uma conceituada revista teórica de ciências econômicas. Foi também secretário da Royal Economic Society.

Fruto da sua experiência no Indian Office publicou, em 1913, Indian Currency and Finance (A moeda e as Finanças nas Índias), no qual crítica entre outras coisa o sistema monetário internacional com o padrão ouro como base.

Em 1915, é-lhe por fim oferecido um lugar no British Treasury (Tesouro Britânico).

Dada a sua importância, fez parte dos delegados britânicos à Conferência de Paz de Paris, em 1919, o que o levaria, no seu regresso a Inglaterra, a demitir-se do cargo que ocupava por discordar do acordo feito com a Alemanha. Neste acordo os países vencidos eram obrigados a pagar reparações de guerra, o que Keynes considerava vindicativo, imoral e impraticável. Este acordo iria na sua opinião criar gravíssimos problemas à economia alemã, o que provocaria o repúdio do mesmo por parte da Alemanha e o conseqüente rearmamento de toda a Europa. A história vir-lhe-ia a dar razão. No Outono desse mesmo ano foi publicado The Economic Consequences of the Peace ( As Conseqüências econômicas da Paz), um livro onde Keynes desenvolve as suas opiniões sobre o acordo alcançado e o tornou internacionalmente conhecido.

As suas posições obrigaram ao seu afastamento dos círculos oficiais britânicos.

Voltou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com