TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioética

Dissertações: Bioética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Juramento do Nutricionista

“Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona.”

O Código de Ética existe para orientar a conduta dos profissionais e para garantir que estes se mantenham dentro dos níveis de exigência de seu “juramento”. Espera-se que o Nutricionista possa pautar a sua conduta profissional dentro deste Código, adotando-o como uma extensão da própria conduta moral, em consequência de uma lúcida reflexão que o conduza, de maneira rigorosa e crítica, ao cumprimento do seu juramento.

Os fundamentos da Bioética são fundamentais em qualquer área da saúde, a não maleficência, a beneficência, a autonomia e a justiça.

A não maleficência refere-se à nunca praticar mal, ou prejudicar qualquer pessoa. Trecho do juramento do profissional da nutrição: “Em benefício da saúde da pessoa”.

Não maleficência refere-se que não devemos causar qualquer problema ao indivíduo, deve-se protegê-los do perigo. Esse fundamento obriga o profissional a causar o menor dano possível ao paciente de sua pesquisa. “Nunca prejudicarei ou farei mal a quem quer que seja a ninguém darei remédio mortal nem conselho que o induza a destruição”.

A beneficência, “O farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição”. É agir em benefício dos outros, fazer o maior bem possível, “Aplicarei a medicina para o bem dos doentes, segundo o saber e minha razão”. Sendo assim, minimizar os riscos e maximixar os benefícios.

A Autonomia “Serei fiel aos princípios da ética e da moral”, ser fiel a todos os princípios éticos e morais, respeitando o livre arbítrio das pessoas, cada indivíduo é soberano sobre seu corpo e mente. A autonomia exige que os indivíduos devam ser tratados como agentes autônomos, e que indivíduos protegidos tenham autonomia nas mãos de seus tutores ou ajudantes, (crianças, doentes, ancião, etc.).

Respeitar a autonomia é considerar as opiniões e escolhas de uma pessoa, evitando a obstrução de suas ações a menos que seja prejudicial a si e para os outros. A autonomia tem duas condições essenciais: a liberdade e a ação, a liberdade é a independência do controle de influências, a ação é a capacidade de agir intencionalmente.

A justiça, “Sem discriminação de qualquer natureza”. A justiça exige que se trate aos seres humanos de maneira igualitária no sentido de dar a cada qual que lhe corresponde. A injustiça ocorre quando um benefício que uma pessoa merece é negado sem uma ao razão.

A Bioética por seu caráter prático é útil, ainda mais, é indispensável para a toda atividade profissional que tenha a ver com a vida a prática social. As normas da Bioética têm que ser respeitadas por todos.

ENDGELHARDT. Fundamentos da Bioética. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

http://www.farmaceuticovirtual.com.br/html/codetnut.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com