TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa de valores

Seminário: Bolsa de valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Seminário  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

Bolsa

A bolsa de valores é uma instituição de crédito onde são negociados valores mobiliários como ações e obrigações. Ela tem por objetivo assegurar e proporcionar a liquidez dos títulos, analisar e avaliar os valores mobiliários, canalizar a poupança para o mercado primário além de formar os preços dos valores de mercado. Também pode ser caracterizada como o mercado financeiro que proporciona o encontro entre as empresas de capital aberto, sendo elas públicas ou privadas.

As transações são realizadas através do chamado pregão eletrônico, onde as ordens de compra e venda são colocadas em tempo real. Já a movimentação de preços do mercado é definida diariamente através do Índice da Bolsa de Valores.

No Brasil, as bolsas de valores são associações civis, sem fins lucrativos e que defendem o interesse público, regulamentadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A principal delas é a BOVESPA, existindo ainda a BOVESBA e a BOVMESB. A BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) é a maior bolsa de valores da América Latina e uma das maiores do mundo, através dela negociam-se títulos de renda fixa e ações de companhias de capital aberto, entre outros valores. Há também a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), onde se negociam contratos derivativos agropecuários e derivados financeiros.

Os investidores têm acesso a esse sistema de negociações somente através das corretoras, que por sua vez, obtém direito de transacionar valores mobiliários em uma bolsa quando compram um título dessa bolsa, tornando-se um membro dela.

Bolsa – FWB Frankfurt wert papierborse (Alemanha Frankfurt)

Uma das maiores bolsas de valores do mundo, a bolsa de valores de Frankfurt - ou Frankfurter Wertpapierbörse – é a mais importante da Alemanha e pertence ao Gruppe Deutsche Börse. A bolsa de valores de Frankfurt detém 90% do volume de negócios do seu país de origem e uma grande parte na Europa.

O principal índice da bolsa de Frankfurt é o DAX, e o sistema desenvolvido por ela, o Xetra, é um dos mais avançados do mundo, trazendo muitos ganhos no mercado de comércio exterior, já que até 2003 as bolsas de valores de Viena, da Irlanda e de Budapeste já haviam adotado o Xetra. Através desse sistema, o mercado de ações da Alemanha permitiu maior participação de investidores estrangeiros, sendo que Frankfurt tem como investidores estrangeiros 47% de seus 300 participantes.

A origem da bolsa de valores de Frankfurt remonta ao século IX, com uma carta do rei Luís II, o Germânico, instituindo o livre comércio; mas não foi até 1949, com o fim da Segunda Guerra Mundial, que ela se consolidou como a principal da Alemanha.

Hoje em dia, a bolsa de valores de Frankfurt opera um volume de 5,2 trilhões de euros por ano em negócios, o que a consolida como a terceira maior bolsa para o comércio ações e a sexta em capitalização de mercado.

Bolsa de Frankfurt: Índice DAX 30 abre em alta nesta terça-feira, 22 de abril de 2014

Frankfurt, 22 de abril de 2014 (ADVNEWS) - O Índice DAX 30, principal indicador do mercado de ações da Bolsa de Valores de Frankfurt, abriu a sessão de negociação desta terça-feira em altade 0.49%, sendo cotado em 9.455,52 pontos.

No pregão anterior, o índice DAX 30 fechou cotado em 9.409,71 pontos.

O índice DAX 30 representa o desempenho das trinta ações mais representativas da Bolsa de Valores de Frankfurt. A Frankfurt Stock Exchange (Frankfurter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com