TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bourdieu

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

                   UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC[pic 1][pic 2]

                        UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

                    CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS

UNIDADE

                         

Questão (ÕES)

Valor/

Pontuação

03

Criar um texto de no mínimo duas laudas sobre o seu cotidiano (do aluno), contemplando um dos conceitos desenvolvido por Pierre Bourdieu. O conceito escolhido deste autor poderá ser buscado no módulo da disciplina, e também em artigos disponíveis na base de dados Scielo. (www.scielo.br)

10

   

A escola é o um espaço que tem por fim socializar homem, porém não é a única que possui todas as ferramentas possíveis para uma estruturação social eficaz. Não cabe somente a ela responsabilidade de trazer o sucesso para o aluno, nisso é preciso dar destaque ao papel da família, pois é dentro dessa base social que começa os princípios de uma educação carregada de capitais. É através dela que as crianças adquirem uma determinada bagagem cultural transmitindo a outras gerações. Isso facilita a desenvoltura nas salas de aula, uma vez que, são dotadas de intelectualidade, conhecimento. Dentro disso, é importante apontar alguns conceitos do francês Bourdieu que estão presente no cotidiano das pessoas, são eles: desigualdades de classes, interiorização através dos hábitos, capital cultural, econômico e social.

Cabe comentar que, não há possibilidade de haver igualdade diante das desigualdades já existentes, pois existem diferenças entre as determinadas classes sociais: baixa, média e alta. São nessas diferenças que, o engajamento em uma instituição de ensino torna-se mais fácil para os filhos dos ricos, pois são detentores de capital cultural, social e econômico. Por outro lado, as classes populares encontrarão muitas dificuldades, já que, os pais não possuem bons níveis de capitais, sendo insuficiente para investir nos filhos e os apresentar a sociedade. Portanto, estudantes ricos conseguem com mais facilidade cursar o nível superior, além da cultura, eles possuem recursos financeiros. Já os pobres, quando dotado de dons e muito esforço alcançam uma boa faculdade e um excelente curso, é o caso de José Victor Menezes Teles de 14 anos, um garoto que obteve nota suficiente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursar medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ainda assim, existem os que chegam a entrar na faculdade, porém encontrão muitas dificuldades, principalmente financeiras, o que acarreta na desistência de muitos. Essas diferenças é o que faz das classes elitizadas serem dominantes sobre as demais.

Ainda convém lembrar que, esse fato está presente no dia-a-dia de cada um, é só olhar e observar os que possuem os diplomas mais conceituados, como medicina, direito, odontologia, a sua maioria estão nas mãos das classes médias e altas. Ainda que exista, é pouco notável um individuo oriundo das classes populares chegar a esse patamar, é o caso de Joaquim Barbosa, de família conservadora, chegou ao cargo de ministro e presidente do STF. No geral, as classes populares valem daquilo que têm, eles sonham em fazer uma alta faculdade, porém, os recursos didáticos e financeiros são poucos. Apesar do Enem, ProUni, Sisu, e da faculdade publica, muitos pais ainda orientam os filhos a fazerem um curso que demanda menos investimento financeiro e menos tempo de conclusão, exemplo: curso técnico. Isso não é regra, a falta de sucesso das classes baixas na maioria das vezes está na concepção e não nos meios para isso, eles são capazes, só não possuem capitais culturais e econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com